Tamanho da letra:
|

Polícia terá esquema especial de escolta das torcidas organizadas


Sexta-feira, 22/10/2010 - 10:32

As torcidas organizadas de Vasco e Flamengo serão impedidas de sair da linha. Para que nada saia dos trilhos e não haja confusão capaz de manchar o primeiro Clássico dos Milhões no Engenhão, cada grupo rival será escoltado em trens exclusivos, definido em planejamento conjunto entre a Supervia e o Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe).

Além de evitar a violência, o planejamento serve para atrair o torcedor comum ao estádio, que se sentirá mais seguro ao saber que não precisará entrar no mesmo trem de uma das três grandes torcidas organizadas que serão escoltadas.

Duas grandes torcidas do Flamengo sairão de locais distintos. Uma delas embarcará no trem da estação Central e não fará paradas até o Engenho de Dentro. A outra irá se concentrar em Nova Iguaçu, fará uma parada em Madureira e seguirá para o Engenhão.

Uma torcida organizada do Vasco fará o seu embarque na estação São Cristóvão e seguirá sem paradas até o Engenhão. Torcidas consideradas menores seguirão para o estádio em ônibus escoltados pelo Gepe a partir de pontos específicos.

Mesmo concentrados em pequenos vagões e com paradas obrigatórias em certas estações, os integrantes de organizadas não terão como entrar em confronto, garante o Gepe, porque o grupamento irá designar agentes para cada estação. Assim será possível controlar a saída das composições. Ou seja: um trem só poderá sair quando estiver cheio de integrantes de organizada. Enquanto isso, a torcida rival terá que esperar na respectiva estação de embarque.

A medida tentará impedir a tragédia que aconteceu no clássico entre Fluminense e Vasco, em agosto. Antes daquele jogo, um torcedor do Vasco, membro de uma organizada, foi espancado na estação São Cristóvão e morreu.

Três torcedores do Fluminense, que foram identificados por câmeras de segurança como os agressores, serão indiciados por homicídio doloso, segundo informou delegada Valéria Castro, da 17ª DP (São Cristóvão).

Fonte: O Globo