Tamanho da letra:
|

Com Libertadores distante, Vasco muda objetivos e já pensa em 2011


Terça-feira, 12/10/2010 - 09:18

O objetivo inicialmente traçado para a temporada 2010 do Vasco era o de voltar a jogar a Libertadores da América, no entanto, as sete primeiras rodadas do campeonato brasileiro, muito mais que os catorze empates ao longo da competição, conspiraram contra. Pelo menos é esse o entendimento de dirigentes e comissão técnica. O discurso de fechar o ano entre os três ou quatro melhores ainda existe, mas sem tanta convicção, já que a realidade é mais dura que a simples matemática. Por exemplo, para poder jogar a Libertadores em 2011, o Vasco precisa miseravelmente de 27 pontos, dos 30 que estarão em disputa até o fim do ano. Logo, na prática, o objetivo vascaíno passa a ser o de terminar com a maior dignidade possível a temporada. Já que este ano de 2010 era o ano da volta à elite, terminar dignamente o brasileiro seria ocupar a primeira metade da tabela. Terminar o brasileiro, por exemplo, entre os seis ou até entre os dez primeiros já pode ser considerado digno, em função do histórico recente de série B.

O Vasco da Gama está longe de ter uma vida financeira saudável, mas o trabalho desempenhado pelo quase anônimo diretor-administrativo, Cristiano Koehler, vem dando os primeiros resultados. As certidões negativas o clube dificilmente conseguirá e as cotas liberadas da Eletrobrás estão estritamente atreladas aos pagamentos de salário dentro do clube, mas, com criatividade, o Vasco tem perspectivas melhores para 2011. Isso significa dizer que administrativamente o Vasco começa a dar demonstrações de recuperação e de viabilidade, o que pode ser um trunfo a favor do clube para tentar a permanência do diretor-executivo, Rodrigo Caetano. O vice-presidente de futebol, José Hamilton Mandarino, já solicitou um encontro formal para iniciar o processo de renovação de contrato, mas Rodrigo prefere esperar até o final do feriado para discutir as questões pendentes com mais calma. Esse quadro pode ajudar na permanência do dirigente e mais, uma das preocupações de Rodrigo Caetano, a eleição que deve acontecer no meio do ano, também pode ser adiada para o final de 2011. Movimentos preliminares já indicam essa possibilidade, o que poderia facilitar a programação para a próxima temporada sem o risco de uma quebra da filosofia do trabalho.

Rodrigo Caetano, embora se mantenha firme no propósito de não se manifestar publicamente sobre o tema, vê com muita simpatia a possibilidade de dar seqüência ao trabalho. O dirigente considera que finalizando o processo de renovação de contrato do goleiro Fernando Prass e das aquisições e renovações de contrato do zagueiro Dedé e do volante Rômulo, deixará o terreno semeado para o ano que vem. Outra boa notícia é que mesmo com o futuro ainda incerto, Rodrigo Caetano já planeja composições cirúrgicas para qualificar ainda mais esse elenco. Dispensas naturalmente que acontecerão e a melhora na vida financeira, abrirão a possibilidade de um ou outro tiro certeiro nessa busca por uma qualificação ainda maior do grupo. Entende o dirigente que com Éder Luiz, Carlos Alberto, Zé Roberto e Felipe em melhores condições em 2011, aliada à experiência confirmada de Fernando Prass no gol e com a juventude mais amadurecida dos meninos da Colina, após esse primeiro contato com a série A do campeonato brasileiro, com mais um zagueiro e um atacante incontestáveis, o time tenha tudo para fazer a melhor temporada dos últimos anos. Vale lembrar que quando Paulo César Gusmão fala em imaturidade, deve se levar em consideração que Fernando Prass não teve muitas oportunidades na elite do futebol brasileiro e passou muito tempo em Portugal, que Fágner, Dedé, Titi, Cesinha, Ramon, Rômulo, Allan e Jonathan, por exemplo, estão tendo as suas primeiras experiências na elite. Logo, 2011 tem panorama bem mais favorável ao Vasco do que 2010 tinha.

Ainda sobre essas projeções para o ano que vem, mesmo sem os dirigentes quererem entrar no mérito das comparações, mas já entrando, não dá para esquecer que em 2009 esse mesmo time do Santos quase caiu sob o comando de Vanderley luxemburgo e que neste ano de 2010, mais maduro, mais adaptado e também com contratações pontuais, sob o comando de Dorival Júnior, hoje briga pela tríplice coroa no futebol brasileiro, já tendo vencido o campeonato paulista, a Copa do Brasil e agora entrando na briga também pelo brasileiro.

Fonte: Blog Na Marca do Pânalti - GloboRadio.com