Tamanho da letra:
|

Remo: Brasileiro terá finais neste fim de semana na Lagoa


Sexta-feira, 24/09/2010 - 22:45

Pela primeira vez na história uma competição nacional de remo no Brasil, o Campeonato Brasileiro Aberto, que terá suas finais neste sábado e domingo, no Estádio de Remo da Lagoa, vai permitir uma inovação: guarnições mistas, ou seja, formadas por remadores de mais de um clube, cada um competindo com a camisa do seu clube. Se um barco vitorioso tiver atletas de três clubes, todos eles serão considerados campeões.

O Aberto de Remo substitui o antigo Troféu Brasil de Remo. Dele podem participar, além das guarnições de clubes, seleções estaduais, clubes de outros países e avulsos. Outras novidades deste campeonato serão a participação da Marinha com o remo Escaler e a categoria novos talentos. Ao todo são 246 barcos inscritos e 13 escaleres. Este ano bateu recorde de inscrições, com 590 atletas de clubes e 143 da Marinha.

Vasco, atual tricampeão brasileiro; Flamengo, bicampeão estadual; Botafogo, vice-campeão estadual; Guanabara e Loureiro representam o Estado do Rio de Janeiro na competição, que também reúne Grêmio Náutico União e Guaíba (RS); Martinelli (SC), Saldanha da Gama (ES), São Salvador e Vitória (BA), Manaura (AM), Minas Brasília e Naval Brasília (DF); Álvares Cabral e Saldanha da Gama (ES); Paysandú, Remo e Tuna Luso (PA); Iate Clube da Paraíba (PB); PR: Yguaçu (PR); Sport Natal (RN); Aldo Luz, América e Martinelli (SC); Contiguiba (SE) e Bandeirante, Corinthians, Paulistano, Pinheiros e USP (SP).

No caso dos clubes cariocas, um dos destaques é o amazonense Ailson Eráclito da Silva, que rema pelo Botafogo e é o atual terceiro do mundo na categoria skiff sub23 peso leve. Este ano, ele conquistou medalha de bronze na Copa do Mundo da Eslovenia. No Flamengo, uma das estrelas é Fabiana Beltrame, que conquistou em agosto a medalha de bronze na Copa do Mundo de Lucerne. Já o vascaíno Thiago Braga foi o quinto colocado no single skiff, na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura.

Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Remo está lançando o movimento "Remo in Rio", para difundir a modalidade entre crianças e jovens, a fim de descobrir talentos visando aos Jogos de 2016. Durante o campeonato, 600 crianças de projetos sociais de comunidades carentes do Rio terão seu primeiro contato com o remo, através de aulas de remo indoor.

Fonte: Globo Online