Tamanho da letra:
|

Vasco tem a 2ª maior torcida do Rio Grande do Norte, afirma pesquisador


Domingo, 12/09/2010 - 08:21

Desde que ABC e América se estabeleceram como os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte, que as torcidas de ambos ficam na dúvida para saber qual a maior do estado. Mas, como é normal na grande parte dos estados do Nordeste, exceção feita a Bahia e Pernambuco, os dois times não tem a superioridade numérica nas arquibancadas. Times de outras regiões comandam os corações potiguares. E, o maior deles é o que tem a maior torcida do Brasil: o Flamengo. Isso, sem levar em consideração a fatia da população que não tem time definido. Esses estão em maioria. Estes dados foram revelados pelo estudante de jornalismo e pesquisador, Breno Tavares, que realizou uma pesquisa de campo em setembro de 2009, quando ouviu 400 pessoas em Natal, e a comparou com uma pesquisa feita pela revista Placar, no ano de 2000.

Os números assustam ainda mais. Os times do Rio Grande do Norte aparecem apenas na terceira e quarta posições, em número de torcedores. O ABC, com 273.002 seguidores e o América, logo atrás, com 251.037 torcedores. A segunda posição é ocupada pelo Vasco da Gama, seguido pelo Corinthians. O outro time potiguar a aparecer na lista, é o Alecrim, apenas na décima segunda colocação. Mas, Breno Tavares tem uma explicação para esses números. “ O Flamengo conseguiu se tornar a maior torcida do Brasil na era de ouro do rádio, entre as décadas de 30 e 50, no século passado e vem mantendo seus torcedores desde então. Os times do Rio Grande do Norte só conseguiram ter um aumento significativo nas suas torcidas, depois do advento das redes de TV, que conseguiram interiorizar o futebol do estado. Antes, os moradores de outras cidades, que não fosse Natal, ficavam restritos aos times do Sul e Sudeste. Mas, isso vem mudando com o passar do tempo”, revelou o pesquisador.

Mas, não só a TV, nem as mídias têm ajudado os times potiguares a aumentarem seus números de torcedores. As boas campanhas dos times, principalmente nas competições nacionais, ajudaram. “Desde o final da última década, quando América subiu para a série A e conquistou o Campeonato do Nordeste e o ABC com os títulos estaduais e o acesso para a série B, o número de torcedores vem aumentando. Mas, ainda estão longe das equipes do eixo Rio-São Paulo”, afirma Tavares.

Outro números na pesquisa elabora pelo estudante de jornalismo chamam atenção. Na última década, o número de potiguares que acompanham jogos de futebol regularmente, aumentou 16,6%. Antes, seis em cada 10 norte-riograndenses se interessavam pelo esporte mais popular do planeta. Agora, esse número aumentou para sete em cada dez.

Mas, Breno Tavares revela que a pesquisa foi elabora, não para acirrar a rivalidade entre os clubes potiguares, e sim, para dar suporte as ações de marketing, tanto de ABC e América, como de Alecrim, na captação de mais torcedores em suas fileiras. “Esse estudo deve ser levado em consideração pelos clubes daqui do Rio Grande do Norte, porque eles estão perdendo torcedores para times de outros estados. Com esses dados, eles vão poder saber em que região do Estado, ou em que bairro de Natal realizar suas ações de marketing para fortalecer o nome do clube. Cerca de 92% dos torcedores brasileiros, quando escolhem um time para torcer, não trocam mais. Então, esse é o momento de conquistar mais torcedores”, finalizou Tavares.

América ameaça primeiro lugar da torcida do ABC

Em relação aos times potiguares, alguns números refletem momentos distintos de ABC e América nos últimos 10 anos. Enquanto o Alvinegro teve como maior conquista o acesso para a série B do Brasileiro em 2007, o Alvirrubro conquistou um acesso para a primeira divisão. Com isso, a torcida americana teve um aumento significativo nos estádios. Se no ano de 2000, os números apontavam uma maioria de 110 mil torcedores para o clube de Ponta Negra, hoje, essa diferença caiu consideravelmente, sendo apenas de 20 mil. “Não foi a torcida do ABC que diminuiu. Ela continua crescendo. A diferença é que, nesse período de 10 anos, a do América cresceu cinco vezes mais do que o seu maior rival. Fruto das boas campanhas nos Campeonatos Brasileiros”, afirmou o pesquisador.

Interior

Em compensação, o Alvinegro ainda tem a maioria dos torcedores em Natal. “Como o ABC sempre foi mais popular nas classes C e D da sociedade, nada mais normal que ele tenha o maior número de torcedores. Mas, existe um mito de que o América é time de elite e isso não é verdade. Foi possível constatar que os torcedores americanos estão espalhados em todas as regiões de Natal. Mas, sua força é muito maior no interior. Algo em torno de 48% dos torcedores americanos estão nos municípios fora da região metropolitana da capital”, informou.

Outro dado curioso que Tavares revela, é sobre o ditado popular de que todo torcedor de ABC e América, torcem, sem segundo lugar, pelo Alecrim. Para ele, isso não passa de uma “lenda”. “Se isso fosse verdade, o Alecrim não iria aparecer apenas na 11ª colocação. Aqui no Rio Grande do Norte, os torcedores preferem acompanhar os times de fora, do que os do estado”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Norte