Tamanho da letra:
|

Vice-presidente médico do Vasco Manoel Moutinho divulga carta aberta


Terça-feira, 07/09/2010 - 00:14

Atendendo a diversas manifestações e críticas dos torcedores vascaínos nos comentários do site e também pelo Twitter, a equipe do SuperVasco procurou o Doutor Manoel Moutinho, VP do Departamento Médico, para falar sobre seu setor.

Moutinho gentilmente nos enviou a carta que transcrevemos a seguir.

As partes em negrito são de autoria de Moutinho. Confira:

"Rio, 4 de setembro de 2010

Prezados amigos do SuperVasco

Permitam-me algumas considerações!

Os jogadores profissionais do Vasco, nossos atletas, possuem, eles todos, planos de saúde de primeiro nível que os permitem livre acesso a qualquer médico em todo o Brasil. O nível de informação dos atletas, hoje, facilita o diálogo e o entendimento entre médico/paciente.

Não é raro que possuam um familiar ou um amigo médico que o acompanhe nos exames e participe direta ou indiretamente em suas decisões. Empresários e procuradores monitoram todos os passos de seus contratados.

Quando lesionados, a conduta que tomamos para firmar um diagnóstico e o plano de tratamento é conversado entre “médico e cliente” com todas as explicações necessárias e solicitadas. As imagens diagnósticas são realizadas em centros de referência da especialidade, onde noventa por cento dos atletas do Rio de Janeiro freqüentam. Os laudos são discutidos com os atletas e ficam a disposição deles, para não raro, ouvirem uma segunda opinião. Muitos viajam para seus estados, em suas folgas e ouvem seu médico “que os acompanham desde criança”. Não há problema nisso. Não há impediência disso. Isso é prática comum em clubes de futebol.

Não se firma um diagnóstico nem uma conduta terapêutico-fisioterápica e enfia-se pela “goela abaixo de um atleta”. Ele não admite. Ele não aceita! Isso não existe no futebol!

Afinal, ele é o primeiro interessado em se recuperar e curar para poder voltar e faturar o seu contrato! na maioria das vezes... quando não há outros interesses ocultos fora da área médica.

Não existe hoje, com a universalização do conhecimento, o médico ou qualquer profissional que detenha a poção milagrosa ou possua só ele o supremo conhecimento da sua área; nem tão pouco paciente que se submeta a condutas em que não confie plenamente após as suficientes e necessárias explicações de seu caso.

O tempo de recuperação é sempre compatível com a lesão e com o tratamento realizado. O jogador bem sabe da sua gravidade e do tempo necessário para o retorno.

Não se preocupem, meus caros, que ele ouve vários profissionais, conversa com colegas e está ligado na recuperação. Sabe o que faz e como faz! É a vida dele!

Entretanto, é bom frisar que detalhes ou intercorrências podem acontecer... e que estão sob sigilo médico. São privativas do paciente e não pode o médico dar conhecimento de possíveis agravos ou situações que influenciaram ou prejudicaram a recuperação.

Lamento, mas só lembramos quando demora!

Quando o retorno é célere não há lembranças! É próprio do ser humano.

A decisão final sobre o procedimento a ser realizado em um atleta é livre escolha dele!

Isso é um direito do cliente! É ético, é obrigatório!

Outro ponto:

Nossos médicos nunca foram demitidos por qualquer direção anterior! Pelo contrário, eles se exoneraram e, posteriormente, em várias ocasiões foram convidados a retornar!

Eles fazem parte da Associação Brasileira dos Médicos de Futebol Profissional,

Essa associação patrocinada pela CBF, em que faz parte a totalidade dos clubes de futebol da primeira divisão (série A) reúne-se anualmente na Granja Comary para tratar assuntos como conduta médica, relação médico/atleta e outras questões pertinentes.

Discutem-se, dentro da ética, informações sobre atletas e temas científicos.

Todos os nossos médicos possuem atividade profissional fora dos clubes, são titulados em suas especialidades e militam há anos na medicina! Possuem notório saber inquestionável! Com serviços prestados em seleções brasileiras.

A nossa aparelhagem de fisioterapia é uma das mais modernas existentes no país.!

Nossos fisioterapeutas, todos com larga experiência, são titulados e com atuação na área docente!

Bem, meus caros, os jogadores observam... não pensem que eles são tolos e se passam a um qualquer! Além do mais, eles estão aí para serem entrevistados e falar o que pensam. E dizem! Vivemos um ambiente de liberdade e livre expressão!

A preparação física é orientada por parâmetros fisiológicos de treinamento como em qualquer parte do mundo.

A comissão técnica se reúne diariamente para avaliar e reavaliar posições.

Tenha-se em conta que a recuperação de um atleta depende de variáveis que às vezes fogem ao controle: intensidade e gravidade da lesão; idade do atleta; se a lesão é a primeira da área ou recidiva; realização correta do tratamento prescrito; repouso e alimentação orientados ; se o atleta vem de inatividade prolongada ou não... estrutura física, etc etc.

Muitos jogadores vêm recuperar-se em nosso clube devido à confiança e conhecimento do grupo.

Possuímos nutricionista que prepara, tanto no clube como na concentração, alimentação balanceada e adequada, individualmente se necessário.Ofertamos suplementos energéticos. Possuímos odontólogo e plano de saúde oral para todos os atletas. Temos apoio psicológico.

Por derradeiro lembro que fomos Campeões Brasileiros antecipadamente na última temporada e acessamos a série A com louvor!

Gostaria de finalizar, respeitosamente, divergindo da opinião de que a "torcida do Vasco possui restrições ao Departamento Médico".

Isso não ocorre.

Sou torcedor e assisto aos jogos com a minha torcida.Vim da arquibancada e lá sempre estou. Sei das reações e das aflições da nossa gente. Existem questões levantadas por alguns sites de relacionamento com nítidas conotações políticas ignorando que acima do grupo que administra o Vasco está o nosso amor ao Clube e que o nosso sentimento não pode parar! O passado desse grupo médico, grupo que vem unido desde 1995, é suficiente para rebater essa opinião. Jogadores, quase uma seleção na totalidade, passaram por nossas mãos e, é só contar, os inúmeros títulos alcançados com a participação dessa equipe. É só fazer a memória funcionar. Não preciso citar nomes de atletas. Não preciso citar cirurgias bem sucedidas. Não necessito colher depoimentos pois a verdade é uma só, imaculada e simples.

Os nossos ex atletas, eles estão aí. Muitos já fora do futebol, mas sempre com uma palavra amiga e respeitosa para os médicos e amigos do Vasco! Muitos deles e seus familiares são nossos clientes no consultório!

Os jornalistas, todos, têm acesso a estas informações que estou lhe passando. Só lamento que alguns poucos politizem a opinião e tentem desprestigiar profissionais por nuances políticas e pessoais. Basta observar nos sites comprometidos politicamente que os comentários possuem uma determinação dirigida... São sempre os mesmos, às vezes com nome trocado, pois a calúnia e a chacota se dão bem com o anonimato. Mas como já disse, estamos em uma democracia com liberdade de expressão.

Quando a emoção suplanta a razão as injustiças afloram.

De qualquer forma receba as nossas,

Saudações Vascaínas

Manoel Frederico Moutinho

Vice Presidente do Departamento Médico do CRVG"


Fonte: Supervasco