Tamanho da letra:
|

Confira entrevista com os autores do livro 'Um Expresso Chamado Vitória'


Sexta-feira, 20/08/2010 - 19:01

A Editora iVentura, em parceria com a NETVASCO, está promovendo promoção do sorteio de um exemplar do livro 'Um Expresso Chamado Vitória'. Para participar, clique AQUI.

Abaixo, você confere a entrevista com os autores Jefferson Almeida e Alexandre Mesquita sobre o sucesso da obra:

O que vocês estão achando sobre a repercussão do livro. Já esperavam o sucesso?

Jefferson Almeida: Acreditava sim em uma boa repercussão, já que o Vasco, por alguns anos, não teve quase nada no mercado literário e, desde o ano passado, tem saído muita coisa legal e com um ótimo retorno de sua torcida que anda também meio carente. Nesses momentos é sempre importante resgatar grandes feitos do passado.

Alexandre Mesquita: Foi bom que conseguimos concretizar esse sonho nosso e que hoje um pouco dessa maravilhosa passagem do Gigante da Colina possa ser conhecida pelos leitores. Penso que por se tratar de um time inesquecível e incomparável dentro da história do futebol brasileiro, o interesse que o livro desperta nos apaixonados vascaínos, nos jornalistas esportivos e nos pesquisadores é realmente muito grande. Talvez até mesmo internacionalmente ele desperte procura.

Que fatores vocês destacariam para o interesse pela obra de vocês nestes primeiros dois meses de venda, inclusive por torcedores de outros estados?

JA: Não esperava que fosse tão rápido, mas isso só demonstra o interesse da torcida vascaína em conhecer cada vez mais a fundo a história do clube, bem como demonstra sua grandeza, de como ela realmente está espalhada por todo o território nacional, haja vista, a compra do livro em outros estados.

AM: Como essa obra já havia sido anunciada antes (cerca de dois anos atrás) e estava meio “atrasada”, creio que o vascaíno sedento por literatura de qualidade e de relevância dentro da vida do Vasco já estava aguardando esse livro “babando” de vontade de tê-lo em suas mãos. Talvez até meio desconfiado se ele sairia ou não da gaveta.

Quais as expectativas de vocês?

JA: As expectativas só aumentam. A intenção é levar livro para o maior número possível de vascaínos em todo o Brasil e quem sabe fora dele. Afinal, o Expresso foi conhecido internacionalmente. Nossa intenção ao escrever o livro é recolocar esse time no patamar mais alto da história do futebol brasileiro. E esperamos contribuir um pouco para isso.

AM: Creio ser apenas um pontapé inicial para um processo de resgate da memória do futebol brasileiro que conta com histórias maiúsculas desde as primeiras décadas do século XX, mas que vivem em um “estado de esquecimento”, digamos assim. Nossa cultura de preservação e reconhecimento dos fatos históricos ainda é muito pouco disseminada. Nos esportes em geral, e mais especificamente no futebol, engatinhamos nesse aspecto, mesmo com mais de cem anos de bola rolando. Há um longo caminho a ser percorrido.

Fonte: NETVASCO