Tamanho da letra:
|

Juninho Pernambucano eleito craque da década na França


Quarta-feira, 11/08/2010 - 16:12

Uma enquete feita pelo jornal 'L'Equipe', com a participação de 18 mil internautas, comprovou o que todo mundo já sabe: Juninho Pernambucano é o jogador da década no Campeonato Francês. Na eleição do time ideal das últimas dez edições da competição, o camisa 8 eterno do Lyon não apenas estava entre os 11 escolhidos como foi também o jogador que ganhou mais votos: pouco mais de 14 mil, cerca de 77% do total.
Quando Juninho chegou ao Lyon, em 2001, o time nunca havia conquistado um título nacional sequer. Quando saiu, em 2009, deixou na sala de troféus do clube sete campeonatos (2002 a 2008). Com Juninho, o Lyon só não foi campeão na temporada 2008/2009, a última dele em solo francês. Aos 35 anos, o ex-jogador do Vasco, chamado pela torcida de Reizinho de São Januário, desfila seu talento atualmente no Al-Gharafa, do Qatar.

Outro brasileiro que aparece na seleção do Campeonato Francês é Ronaldinho Gaúcho, mesmo tendo jogado apenas duas temporadas pelo Paris Saint-Germain, no início da década (de 2001 a 2003), e sem nenhum título conquistado. Sinal de que a magia também tem valor para os torcedores.

O terceiro representante do Brasil é o zagueiro Cris, que foi colega de Juninho Pernambucano nos anos de ouro do Lyon, e ainda atua no clube. O Brasil tem quase tantos representantes quanto a França, que teve apenas quatro eleitos. A Costa do Marfim tem dois jogadores na seleção, Argentina e Portugal completam o time.

Confira a seleção do Campeonato Francês feita pelos leitores do 'L'Equipe':
GOLEIRO: Fabien Barthez (36% dos votos)
LATERAL-DIREITO: Bacary Sagna (27% dos votos)
ZAGUEIRO CENTRAL: Cris (67% dos votos)
QUARTO ZAGUEIRO: Gabriel Heinze (47% dos votos)
LATERAL ESQUERDO: Patrice Évra (38% dos votos)
VOLANTE: Michael Essien (76% dos votos)
MEIA: Juninho Pernambucano (77% dos votos)
MEIA: Franck Ribéry (60% dos votos)
MEIA: Ronaldinho Gaúcho (68% dos votos)
ATACANTE: Didier Drogba (73% dos votos)
ATACANTE: Pauleta (54% dos votos)

Fonte: Blog Planeta que Rola - Globo Online