Tamanho da letra:
|

PC Gusmão comenta preparação do Vasco antes do clássico


Sexta-feira, 30/07/2010 - 14:40

Vasco e Flamengo, como qualquer clássico, é sempre um momento tenso para os dois times, exigindo de quem o disputa a máxima concentração. Por isso, PC Gusmão gosta de sentir o clima da concentração e usa esse tempo sozinho com os jogadores o máximo possível.

Em entrevista à Super Rádio Brasil, o treinador diz que não se lembra do último disputado no Maracanã, fala que procura não se influenciar pelo clima das torcidas e da importância da concentração para ele:

"A minha última vez no Maracanã foi no ano passado, contra o Vasco, pelo Ceará. Mas em clássico, não lembro. Pelo Vasco, clássico aqui, em 2001, eu me lembro de ter enfrentado o Fluminense, se não me engano."

Para o treinador, na área técnica, o estádio lotado é diferente do que é para o torcedor?

"Eu fico feliz. É um privilégio você participar de um grande clássico no Maracanã, principalmente na minha posição, à frente do Vasco da Gama. O que menos eu posso fazer é me envolver diretamente, principalmente na parte da torcida. Acho que a torcida faz a parte dela. Ela grita, ela vaia. Dentro do que o grupo for apresentar, ela vai reagir. Mas ali fora, eu procuro me envolver diretamente no jogo, participando com os jogadores, mas o mais equilibrado possível, até para as ações de troca, de orientação. Vai ser muito bom, principalmente em se tratando de um Vasco e Flamengo, que mobiliza uma cidade. A torcida do Vasco vem com uma confiança grande e eu espero que a gente possa retribuir toda essa confiança."

Como vai ser o Sábado à noite com a família?

"Não, eu concentro junto com os jogadores, eu fico a concentração toda junto com eles, vivendo intensamente todos os momentos e aproveitando todo esse espaço. A gente usa a concentração, também, às vésperas do jogo, à noite, para uma conversa, para troca de informações, às vezes até para contar algumas situações já vividas. O máximo de tempo que a gente puder usar, melhor. O jogo está envolvendo uma situação direta, principalmente para o Vasco da Gama, uma saída de um grupo que incomodou bastante e almejar brigar em cima na competição. Isso é o que a gente vai passar. O Flamengo está lá em cima, já esteve no G4 e a gente estava no Z4. Então, o equilíbrio dos momentos é fundamental, a gente saber tudo aquilo que passou quando estava aqui atrás e o que pode passar se a gente estiver na frente. Isso é muito importante. O equilíbrio nos momentos vai ser fundamental durante o jogo."

Concentrar-se com os jogadores faz a diferença para PC Gusmão?

"Eu gosto de estar olhando olho no olho o tempo todo, de participar do jantar, de participar do lanche, de tomar café no dia do jogo. Enfim, sentir tudo o que envolve o jogo, independente que seja clássico ou não. Acho que o dia-a-dia com os jogadores é fundamental, até para eles olharem a tua presença ali e saberem que a mesma situação vale para todo mundo. A minha família fica, fica numa torcida grande, mas ela sabe que o meu profissionalismo exige a minha presença direto com o meu grupo."

Fonte: Supervasco