Tamanho da letra:
|

Tênis de Mesa: Fernando Ribeiro é prata na 1ª etapa do Rating FTMERJ


Terça-feira, 27/07/2010 - 09:23

O SESC de São João de Meriti recebeu neste fim de semana, 24 e 25 de Julho, duas grandes competições do calendário da FTMERJ. Foram disputadas a 1º etapa de rating, no Sábado, e a 4ª etapa de ranking no Domingo.

No torneio de rating os atletas são divididos de acordo com seu nível técnico. No rating C, o grande campeão foi o jogador Carlos Henrique Silva (Associação dos mesa-tenistas do Rio de Janeiro). Carlos enfrentou na decisão o jovem voltaredondense Matheus Moura.

Enquanto Carlos Henrique já é um bom e experiente jogador, Matheus é um jovem em grande ascensão e certamente veio provando isso em 2010 com boas atuações.

A final do rating C foi mais uma grande atuação. Matheus chegou a liderar o jogo por 2 sets a 1 mas acabou derrotado pela experiência maior do adversário.

“Estive muito confiante durante todo o torneio porque treinei muito durante as duas semanas que antecederam o campeonato e mesmo quando o Matheus fez dois a um não me desesperei , pelo contrario, relaxei e raciocinei melhor e nao cometi erros nos dois sets seguintes. A organização do torneio está de parabens”.

Os semi-finalistas foram Rafael Barreiros (Fluminense) e o técnico da Associação Takemura-Nakazato, Daniel Andrade, que conquistou sua primeira medalha em torneios individuais.

Já no rating B a final foi entre os veteranos Mauro Silva (Fluminense) e Hélcio Pinguelli (ATN). Os dois se enfrentaram na fase de grupos do torneio, com vitória fácil de Pinguelli por 3 sets a 0. Após isso Pinguelli passou por Sandro Costa (Hebraica) na semi-final, enquanto Mauro derrotou João Invêncio (ATN) também na semi-final.

Atuando de maneira diferente o que se viu na final foram dois sets iniciais facilmente vencidos pelo atleta tricolor. Pinguelli esboçou uma reação vencendo o terceiro set mas não conteve a vitória de Mauro Silva no quarto, vitória que lhe rendeu o título de campeão do rating B.

Na categoria mais alta do Rio de Janeiro, o Rating A, duas grandes ausências : nosso pequeno notável Hugo Calderano (em treinamento na Coréia do Sul) e o craque Bruno Vital.

No entanto houve o retorno de um grande competidor: Fernando Ribeiro (Vasco da Gama). Fernando não competia desde o Campeonato Brasileiro de Florianópolis, em dezembro. Após excelentes jogos e com grande equilíbrio na categoria, os quatro semi-finalistas foram Fernando Ribeiro, Cláudio Beznos, Clayton Sereno e André Moreira.

Na primeira semi-final, uma semi-final tricolor, Clayton Sereno se mostrou melhor nas horas decisivas e venceu André Moreira por 3-1. Já Cláudio Beznos enfrentou muitos problemas de recepção de saque contra Fernando Ribeiro, o que dificultou quaisquer tentativas de iniciativa no jogo. Fernando venceu por 3-1.

Na final a aposta é que Fernando derrotaria Clayton Sereno, como já havia feito na fase de grupos. Não foi o que aconteceu. Clayton mostrou muita disposição e vontade de vencer o jogo e foi recompensado com um 11-8 no quinto set e o merecido título do rating A.

A equipe do Fluminense conquistou 5 das doze medalhas em jogo, enquanto a ATN ficou com 3. Vasco da Gama, Clube Náutico de Volta Redonda, AMRJ e Hebraica tiveram 1 medalha cada.

Fonte: Site da FTMERJ