Tamanho da letra:
|

Carlinhos, Jonathan e Rômulo: os novos garotos do Gigante da Colina


Sábado, 17/07/2010 - 14:04

A primeira leva dos campeões estaduais de juniores pelo Vasco em 2010 vai ter a oportunidade de mostrar serviço nos profissionais, neste sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Atlético-PR, em São Januário, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Carlinhos, de 20 anos, o volante Rômulo, de 19, e o apoiador Jonathan, também de 19, vão ser titulares da equipe comandada por Paulo César Gusmão. Mas muitos vascaínos devem estar se perguntando quem são essas promessas. O GLOBOESPORTE.COM levantou a ficha da garotada e de como eles iniciaram na Colina.

O lateral-esquerdo Carlinhos é o mais conhecido dos torcedores. Aos 20 anos, ele já participou de duas partidas nos profissionais em 2008, quando a equipe foi comandada por Romário. Com apenas 18 anos e sob a batuta do Baixinho, o garoto disputou dois jogos no Campeonato Carioca daquele ano. E foram duas vitórias - Mesquita (3 a 0) e do Resende (5 a 2).

Rômulo foi contratado pelo Vasco ao Porto-PE. O jogador se destacou no clube pernambucano e chamou a atenção do diretor executivo Rodrigo Caetano. Desde o ano passado, o volante tem participado dos treinamentos com os profissionais, mas não foi utilizado pelo técnico Dorival Júnior, na Série B, em nenhuma oportunidade. A primeira oportunidade surgiu com Paulo César Gusmão, no torneio disputado em Florianópolis, no período da Copa do Mundo.

Antes de acertar com o Vasco, porém, Rômulo quase foi negociado com o Castellon, de Espanha. Como não tinha passaporte comunitário, a transferência acabou não acontecendo e o seu destino foi São Januário. O jogador mostrou serviço nas vitórias sobre o Avaí (3 a 1) e Coritiba (3 a 2), no torneio de Florianópolis, e ganhou a confiança do treinador para o reinício do Campeonato Brasileiro.

- O objetivo é ser titular. Não adianta me acomodar. Tenho que conquistar a confiança do treinador para me firmar de vez na equipe principal – analisou o jogador.

Já o apoiador Jonathan chamou a atenção dos torcedores na Copa São Paulo de juniores, em janeiro, quando foi o artilheiro da equipe, com quatro gols. Antes, porém, ele chegou a ficar parado após o término do seu contrato com o Cruzeiro, em 2009.

- O meu contrato em Belo Horizonte acabou, saí, e fiquei parado. Acabei vindo para o Vasco – contou o jogador.

Animado com a oportunidade dada por PC Gusmão, Jonathan afirmou que o treinador tem observado o desempenho da garotada das categorias de base do Vasco.

- Julgo que me destaquei em algumas partidas, ajudei a equipe e isso foi o que contou. O professor (PC) está sempre atento aos nossos treinos e ele já sabia da minha capacidade – afirmou Jonathan, que deu nota 8,5 para a sua primeira partida oficial nos profissionais.

Saiba mais das três revelações cruzmaltinas:

CARLINHOS
Nome: Carlos Alberto Rogger Dias
Data e local de nascimento: 01/04/90, no Rio de Janeiro
Peso e altura: 70kg e 1,76m
Camisa no profissional: 38
Jogos no profissional: 3
Estreia no profissional: Vasco 3 x 0 Mesquita (26/01/2008, em São Januário)
Títulos na base: Copa Rio Juvenil (2007), Torneio Octávio Pinto Guimarães (2009) e Estadual de juniores (2010)

JONATHAN
Nome: Jonathan Oliveira Guimarães
Data e local de nascimento: 11/05/91, no Rio de Janeiro
Peso e altura: 65kg e 1,75m
Camisa no profissional: 15
Jogos no profissional: 3
Estreia no profissional: Vasco 0 x 3 Grêmio (30/07/2010, em Florianópolis)
Títulos na base: Estadual de juniores (2010)

RÔMULO
Nome: Rômulo Borges Monteiro
Data e local de nascimento: 19/09/1990, em Picos (PI)
Peso e altura: 73kg e 1,84m
Camisa no profissional: 37
Jogos no profissional: 4
Estreia no profissional: Vasco 3 x 1 Avaí (30/06/2010, em Florianópolis)
Títulos na base: Torneio Octávio Pinto Guimarães (2009) e Estadual de juniores (2010)

Fonte: GloboEsporte.com