Tamanho da letra:
|

Filhas de PC Gusmão foram batizadas no Vasco


Sábado, 17/07/2010 - 11:39

Não é exagero dizer que São Januário faz parte da vida de Paulo César Gusmão. Além de passagens como goleiro e treinador de goleiros, foi lá que o treinador do Vasco recebeu a primeira chance de exercer sua atual função. Hoje, quando o Vasco estiver enfrentando o Atlético-PR em casa, às 18h30m, mais um capítulo de sua estreita relação com o clube estará sendo escrito.

As lembranças da última vez em que treinou o time em um jogo oficial em São Januário são as melhores possíveis.

Contra o São Paulo, em 2001, o Vasco venceu por 7 a 1, com três gols de Romário. Desta vez, PC Gusmão sabe que placar tão elástico é improvável, mas não abre mão do sonho de conquistar três pontos.

— Esse resultado é atípico no futebol e não acontece toda hora. Espero que a gente tenha felicidade, tudo aconteça bem e possamos sair com a vitória — afirmou o treinador. — A necessidade e o momento exigem os três pontos

Vascaíno de coração E nem apenas de futebol é a trajetória do técnico no estádio.

Suas duas filhas, Paula e Beatriz, foram batizadas no clube. Ele lembra ainda que os anos foram de conquistas: — A Paula nasceu em 1988, quando o Vasco conquistou o bicampeonato carioca. A Beatriz, em 1993, quando o Vasco foi tricampeão estadual.

PC Gusmão disse que, mesmo quando esteve fora, sempre procurou saber o que acontecia no clube. Sincero, afirmou que, assim como aconteceu em 2001, quando foi chamado para assumir pela primeira vez o cargo de técnico, perde o sono: — Vivo a mesma expectativa do torcedor. Minhas raízes estão aqui. Espero que essa identificação se transforme em um belo caminho e que traga frutos.

Quando encarou o desafio de assumir o Vasco pela primeira vez, o clube também vivia um momento ruim, flertando com a zona de rebaixamento, apesar de ter no elenco jogadores consagrados como Gilberto, Euller e Romário. Na época, apostou em revelações: Fabiano Eller, Léo Lima e Souza. O time não chegou a se classificar entre os oito que disputaram a segunda fase do campeonato, mas, na 11° posição, não correu riscos.

Fumagalli volta ao time Desta vez, PC Gusmão vive situação semelhante. Reforços experientes, entre eles Felipe, Zé Roberto e Éder Luís, foram contratados, mas ainda não poderão atuar. Na vice-lanterna, o clube aposta nos jogadores que disputaram, e venceram, há exatamente uma semana, o Campeonato Carioca de Juniores. O lateral-esquerdo Carlinhos e o atacante Jonathan serão titulares na partida contra o Atlético-PR. Além deles, o meia Allan, que também atuou contra o Goiás na última partida, é opção no banco vascaíno.

— Eles chegaram ao elenco profissional já com o rótulo de campeões. É muito bom formar atleta, mas formar um atleta campeão é melhor ainda — destacou PC Gusmão, que pediu apoio e paciência dos torcedores, em especial com os mais jovens. — Calma é difícil nesse momento. O mais importante é equilíbrio entre torcedor e time.

Com o veto de Jéfferson, com lesão muscular, Fumagalli volta ao time titular e dá a dica de como enfrentar o AtléticoPR, que também está na zona de rebaixamento: — Em casa, com o apoio da torcida, precisamos nos impor para pontuar e subir na tabela.

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Titi e Carlinhos; Rafael Carioca, Nilton, Rômulo e Fumagalli; Jonathan e Nunes.

Atlético-PR: Neto, Rhodolfo, Eli Sabiá e Bruno Costa; Wagner Diniz; Chico, Fransérgio, Paulo Baier e Paulinho; Branquinho e Bruno Mineiro. Juiz: Nielson Nogueira Dias.

Fonte: O Globo