Tamanho da letra:
|

Galdino comenta as qualidades dos jovens Romulo e Jonathan


Terça-feira, 13/07/2010 - 14:12

Em entrevista à Rádio Brasil, o técnico dos juniores, Galdino, fala sobre os jovens jogadores que serão aproveitados no time profissional do Vasco:

VOLANTE ROMULO

"Eu já falei, confirmo e aposto. A torcida vascaína pode ficar tranquila, porque vai ver um exemplo de jogador, tanto disciplinar e tecnicamente. E uma coisa importante, do jogador, hoje, no mundo, é a simplicidade, a humildade. O Rômulo tem todos esses quesitos, além do futebol, que é um futebol moderno, onde o cabeça de área é um excelente roubador de bola e também excelente no passe. A torcida do Vasco pode cobrar isso, que daqui a três, quatro meses vão dizer 'Esse é o novo ídolo vascaíno e formado na base'. Sabe marcar e tem essa vantagem de sair jogando. Como se fala na gíria do futebol, a bola não sai quadrada lá de trás. Isso já fortalece os nosso atacantes e homens de ligação. Assim eu espero que ele siga a sua carreira, porque é um menino merecedor. Até hoje, não temos nada que reprove, sobre esse atleta. Só temos que agradecer, porque ele também foi fundamental nessa conquista do campeonato de juniores pelo Vasco da Gama."

ATACANTE JONATHAN

"O Jonathan é aquela característica de jogador vascaíno: todo baixinho é um jogador que se dá bem. O Jonathan enquadra-se nisso. O ídolo que nós tivemos, maior, é o nosso presidente, que é o Roberto Dinamite, que tem uma estatura grande. Mas o Jonathan é aquele rápido, driblador, que vai incomodar muito os defensores. Não é a estatura dele. Não vão abatê-lo em faltas, porque ele é um jogador que hoje consegue sair até das faltas. Eu também aposto muito nesse jogador. À torcida do Vasco, é outro que vai ficar marcado no Club de Regatas Vasco da Gama. Então vamos torcer muito amanhã por ele. É um jogador que não se abate em nada - já leva vantagem nisso -, de grande personalidade. O mais importante: o atacante, hoje, tem que ter personalidade. O Jonathan tem até mais. Muitos adversários pensam que às vezes ele está, por ser um jogador muito hábil, desmerecendo o atleta. Não é isso. Mas os dribles dele são só em direção ao gol. Não é esse jogador que gosta de suspender a bolar, querer dar lençol no outro adversário. Ele faz isso, mas sempre direcionado ao gol. Para mim, também é um atleta diferenciado, que vai dar muitas alegrias à torcida vascaína."

CUIDADOS AO LANÇÁ-LOS NO PROFISSIONAL

"Os cuidados, tem que ter muitos, porque a gente vê muitos jogadores que saem do juniores para o profissional despontando, o pessoal levando muita fé, e não acontece. Mas, graças a Deus, no Vasco, todo o departamento de base do clube Vasco da Gama tem profissionais que trabalham isso. O nosso corpo do departamento dos psicólogos é uma coisa sensacional. Cada categoria tem a sua psicóloga e o seu coordenador, além do supervisor geral e do nosso grande diretor, que é o Rodrigo Caetano. Esses jogadores não vão sentir quase nada, porque lá nós temos o Jair Bragança, que é o nosso coordenador técnico. O Jair jogou, foi vitorioso no Vasco, treinador dos maiores goleiros que o Vasco já teve. O Jair está nessa função e é como um pai para eles. Às vezes, eu, o treinador, estou no campo, com o preparador físico, vendo as condições físicas. Mas nós temos pessoas capacitadas, o que envolve a cabeça do atleta quando ele sobe para o profissional. Por isso, eu acho muito difícil qualquer jogador, hoje, saindo do juniores, retornar ou ficar 'Ele ia ser aquele jogador'. No Vasco, acho que isso não vai acontecer, porque ele já vem sendo trabalhado desde cedo."

Fonte: NETVASCO (transcrição)