NETVASCO






Tamanho da letra:



LUSO DIZ QUE BENEMÉRITOS PODEM PEDIR IMPEACHMENT DE DINAMITE


Segunda-feira, 21/06/2010 - 10:53

O Conselho de Beneméritos do Vasco se reunirá nesta segunda-feira, às 11h30m, em São Januário. A assembléia, convocada pelo primeiro vice-presidente geral, Luso Soares da Costa, pode resultar no início do processo de impeachment de Roberto Dinamite. Luso levantará questões que ainda não foram respondidas pela diretoria administrativa, e caberá ao conselho, presidido pelo ex-presidente Eurico Miranda, analisar a situação. Se as respostas da diretoria administrativa não forem satisfatórias, poderá ser pedido o afastamento do dirigente.

Algumas das questões discutidas serão as dúvidas que constam no parecer do Conselho Fiscal referente às movimentações financeiras de janeiro a dezembro de 2009. A diretoria, porém, tem até o dia 30 de junho para apresentar os documentos contábeis comprobatórios relativos ao exercício do ano passado. Caso contrário, cabe ao presidente do departamento, Hércules Figueiredo, emitir um novo parecer avaliando o balanço, que, sem os papéis, pode ser reprovado, agravando ainda mais a situação.

Luso Soares da Costa, no entanto, guarda uma importante revelação para a reunião, que só divulgará durante o encontro. O vice-presidente, aliás, rompeu com o mandatário. Antes aliados, eles já não estão na mesma sintonia. Mas Luso avisa que não partirá dele o pedido de impeachment.

- Esse é um caminho (pedido de impeachment) que poderá ser tomado, mas não partirá de mim. Vou apenas levantar questões para que sejam respondidas. A partir daí, as coisas podem clarear ou ficar ainda mais escuras. Mas, sinceramente, torço muito para que tudo seja respondido e não dê em nada - disse.

Oposicionista de Dinamite, Eurico Miranda. que é presidente do Conselho de Beneméritos, também avisa que não encabeçará o pedido de afastamento de Dinamite, apesar de admitir que algumas pessoas desejam a saída do presidente do cargo.

- Não faz parte da minha filosofia de Vasco fazer isso, dessa maneira. Muita gente pode ter vontade de fazer isso (de pedir o impeachment de Dinamite), mas posso dizer que a maioria não está disposta a pedir a saída dele - explicou Eurico.

Roberto Dinamite, por outro lado, lamenta o clima político criado e quer evitar entrar no turbilhão em que ele é o alvo principal.

- Estou mais focado no trabalho de recuperação do Vasco. O Conselho (de beneméritos) tem a função de ouvir. Mas o importante é que, nesse momento, preciso dar continuidade ao trabalho que está sendo feito para tirar o Vasco dessa situção, que não é a que desejamos. No momento estou pautado e voltado para o futebol, que é o nosso carro chefe - afirmou Dinamite.

O rompimento entre Dinamite e Luso Soares ocorreu pelo isolamento do segundo. Uma das ideias de Luso era a de ser o representante da diretoria administrativa e responsável por responder aos questionamentos do Conselho Fiscal. Porém, a função teria sido negada por Dinamite. A decisão foi a gota d'água e teria motivado Luso a convocar a reunião com o Conselho de Beneméritos, onde é esperada uma importante revelação.

- As pessoas mudam e têm o direito de se manifestarem. Mas, acima de tudo, temos que pensar no melhor para o clube. Não é o momento de questionar algo, até porque, já tiveram a oportunidade e não questionaram - afirmou Roberto Dinamite, que falou também sobre as dúvidas do Conselho Fiscal:

- Tenho o maior respeito pelo Conselho Fiscal, mas as pessoas não podem criar questionamento sobre assuntos que sairam em jornal ou blog. O clube vai buscar atendê-lo e expor tudo. Mas têm jornais que vivem se municiando de coisas internas do clube. No momento certo tudo será respondido e dentro do estatuto - finalizou.


Apesar de alheio à situação política, Roberto Dinamite é obrigado a comparecer à reunião. De acordo com o artigo 89º do estatuto do clube, “nas sessões do Conselho de Beneméritos é obrigatório o comparecimento do Presidente do Clube ou de quem esteja no exercício da Presidência, salvo escusa justificada por escrito e que, na íntegra, deverá constar na ata”.

Principais assuntos que deverão ser debatidos na reunião:

- Contratação de escritório de advocacia do qual faz parte a filha do vice-jurídico Nelson Almeida;
- Explicações sobre determinado valor depositado em conta de um paraíso fiscal;
- A assinatura de dois contratos para a administração do projeto sócio-torcedor;
- Informações sobre uma possível exclusão do acordo entre o clube e o TRT da 1ª Região, sobre o pagamento de dívidas trabalhistas;
- Prestação de contas sobre a liberação dos jogadores Pablo (Zaragoza), Morais (Corinthians) e Jean (Sharjah);
- Explicações sobre a recusa de uma oferta mais vantajosa financeiramente para comercializar camisas personalizadas;
- Apresentação do contrato entre o clube e a empresa que fabrica os ingressos para os jogos;
- Apresentação de todos os relatórios entre a diretoria administrativa e a patrocinadora do clube;
- Prestação de contas imediata do balancete fiscal referente a dezembro de 2009;
- Informações sobre o rompimento do contrato com a empresa que estampava sua marca na manga da camisa vascaína.

Fonte: GloboEsporte.com



Anterior: [an error occurred while processing this directive]
Próxima: [an error occurred while processing this directive]