São Januário teve futebol no domingo; Caldense venceu e eliminou a Portuguesa-RJ na Série D
Segunda-feira, 10/06/2019 - 02:31
A Portuguesa está eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (9), em São Januário, a Lusa esbarrou na forte marcação do time mineiro e acabou sendo suprimida por 1 a 0. João Victor foi o autor do gol da Caldense, que sacramentou a eliminação insulana aos 46 minutos da etapa final. Com este resultado, a Portuguesa dá adeus à competição nacional totalizando apenas sete pontos em seis jogos.

Agora, a Lusa passa a focar na Copa Rio. A equipe voltará a campo no próximo dia 3 de julho, quando enfrenta o vencedor do confronto entre Serra Macaense e Campos.

Portuguesa é incisiva no início, pisa no freio e adversário cresce na partida

Ciente da necessidade de uma vitória para manter vivo o sonho do avanço à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa iniciou a partida com força total. Acuado na retaguarda, o adversário viu-se sob os domínios dos mandantes, que por pouco não inauguraram o placar aos 19 minutos: Alex partiu em velocidade e mandou uma bomba na trave. Na sobra, o atacante não conseguiu a conclusão, contando com o bloqueio defensivo da marcação.

Após um primeiro quarto contundente, o time lusitano colocou o pé no freio e possibilitou o crescimento da Caldense na partida. Através deste panorama, o goleiro Ranule passou a ser exigido, principalmente por Mariotto, o jogador mais agudo da equipe visitante. Apesar do decaimento no volume de jogo, a Lusa conseguiu escapar do pior e saiu ilesa da etapa inicial.

Lusa busca gol salvador, mas é suprimida pelo adversário no fim

Pressionado por um resultado positivo, a Portuguesa não poderia se deixar pelo nervosismo. Porém, não foi o que aconteceu. Mesmo com a maior posse de bola, o time da Ilha do Governador não revertia em chances contundentes, configurando o cenário de instabilidade na partida.

Apostando nas jogadas de contra-ataque, o time mineiro pouco assustava e apresentava dificuldades em neutralizar as bolas aéreas que o adversário lançava. Desta forma, a chance de ouro da Lusa surgiu aos 22 minutos, em cabeceio de Marcão, aproveitando o cruzamento na bola parada.

A sobrevida dos Insulanos veio através da última alteração do técnico Edson Souza, na entrada do atacante Davi Ceará, que, de forma enérgica, passou a criar as principais oportunidades no final do confronto. Aos 42 minutos, em cobrança de falta, o camisa 16 mandou e o goleiro defendeu de forma providencial. Incansável, o time insulano se lançou ao ataque. Entretanto, sofreu um contragolpe fulminante e levou o gol da desclassificação. Placar final: 1 a 0.

A partida

Portuguesa 0 x 1 Caldense - Brasileiro Série D, Grupo A12, 6ª rodada - 09/06/19, às 18h

Estádio São Januário (Rio de Janeiro - RJ)
Árbitro: Bruno Rezende Silva (GO)
Assistentes: Hugo Savio Xavier Correa (GO) e Adaílton Fernandes Menezes (GO)

Portuguesa: Ranule; Levi, Diego Guerra, Marcão e Diego Maia; Muniz, Rezende, Caio e Romarinho (Rodriguinho, intervalo); Dieguinho e Alex (Anderson Cavalo, 21'/2ºT). Técnico: Edson Souza.

Caldense: João Paulo (Fernando Nunes, 19'/2ºT); Calebe, Tharsus, Lucas Mufalo e Morais; Guilherme Martins, Carlinhos (Vinícius Fininho, 25'/2ºT) e Gabriel Tonini. Artur, João Victor e Mariotto. Técnico: Marcus Paulo Grippi.

Gols: João Victor, 46'/2ºT (1-0)

Cartões amarelos: Lucas Mufalo (CAL)



Fonte: FutRio (texto), Youtube oficial da Caldense (vídeo), Caldente (fotos)