VP de obras de engenharia Pedro Seixas projeta Vasco treinando no novo CT já no 1º semestre de 2020
Quinta-feira, 30/05/2019 - 00:38
Jogadores do elenco profissional do Vasco da Gama treinando em um centro de treinamento novo e próprio já no primeiro semestre de 2020. Essa é a previsão com a qual a diretoria do clube cruzmaltino trabalha.

Prevista para acontecer amanhã, às 10h da manhã, no Palácio da Cidade - sede do Governo municipal do Rio de Janeiro -, a assinatura do termo de cessão do terreno que vai abrigar o CT é o primeiro passo para a realização do antigo sonho cruzmaltino. As conversas entre o clube e o atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, são antigas, e a concessão de um outro espaço estava prevista para acontecer no mês passado, não fossem as fortes chuvas que causaram 10 mortes na cidade e mudaram a agenda do prefeito. Depois da polêmica declaração feita nesta terça-feira por Crivella, a data foi marcada. O vereador Alexandre Isquierdo (DEM-RJ) é o autor do projeto.

"A partir da assinatura da concessão é que podemos realizar o licenciamento da área e começar o trabalho mais técnico, de levantamento topográfico, por exemplo, além da captação de recursos", disse Pedro Seixas, vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio do clube, para quem esse trabalho inicial deve durar cerca de três meses. "É um tempo razoável para captar os recursos necessários para dar início à terraplanagem de parte do terreno. Acredito que ainda no primeiro semestre de 2020 conseguiremos ter o time profissional treinando lá."

Segundo o dirigente, o trabalho de terraplanagem deve levar entre quatro e seis meses e custar cerca de R$ 4 milhões, dinheiro que ele garante não sairá dos cofres do clube, mas sim virá de algum investidor.

"Pode vir até mesmo de vascaínos ilustres, torcedores, como aconteceu com Fluminense e com Botafogo. Mas ainda é cedo para dizer. Ainda estamos elaborando o projeto de captação", completou.

A área que será cedida ao Vasco fica em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste da cidade. São cerca de 78 mil metros quadrados – o equivalente a 11 campos de futebol – para onde o cruzmaltino também planeja levar os treinos da base.

A poucos metros do terreno do Vasco fica o CT do Fluminense, que foi inaugurado em meados de 2016 e já foi palco de episódios de violência. A proximidade da área com a Cidade de Deus, comunidade conflagrada da cidade, não inspira, no entanto, receio ao dirigente:

"O DNA do Vasco é esse. O clube sabe o que é trabalho social, o que é respeitar a comunidade do entorno."

Em 2013, Vasco e Botafogo já tinham recebido da prefeitura outros terrenos, também da Zona Oeste da cidade, para a construção de seus Centros de Treinamento. Os contratos, no entanto, acabaram rescindidos três anos mais tarde sem que tenham sido realizadas obras nos locais. Desde 2018 o Vasco treina no CT do Almirante, que fica em Vargem Pequena e é alugado.

Fonte: ESPN.com.br