Luxemburgo avalia semana de preparação e projeta estreia pelo Vasco
Sexta-feira, 17/05/2019 - 17:49
Vivendo a expectativa pela partida de estreia no Vasco da Gama, o treinador Vanderlei Luxemburgo comandou um treinamento tático na tarde desta sexta-feira (17/05) no CT do Almirante, em Vargem Pequena. Na oportunidade, o comandante começou a definir a equipe que duela com o Avaí no domingo (19), às 19 horas, no Estádio de São Januário, visando a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Antes do início da atividade, em entrevista coletiva, o vitorioso técnico avaliou a primeira semana de trabalho no Gigante da Colina. Vanderlei Luxemburgo elogiou o desempenho e a dedicação dos jogadores durante as sessões de treinamento, revelou qual postura a equipe cruzmaltina terá daqui para frente e pediu um voto de confiança do torcedor, garantindo entrega total na missão de recolocar o Almirante no caminho das vitórias.

Confira os trechos da entrevista coletiva de Vanderlei Luxemburgo:

- Semana de preparação

"A semana foi boa. Apesar de ter chovido, conseguimos trabalhar bem. Treinamos dois dias em tempo integral para observar as características. Fizemos tudo em conjunto com o pessoal que já estava aqui no clube, até para sabermos a carga exata de treinamento para não prejudicar nenhum atleta. Foi um semana bastante proveitosa"

- Trabalho visando a estreia

"Futebol não tem muita ciência. Futebol é um só. Começamos a direcionar algumas coisas. Conversei com os jogadores para que eles saibam das responsabilidades que possuem a partir de agora. Estamos preparando o grupo não apenas para essa partida, pois temos toda uma competição para disputar. O Brasileiro não termina no domingo, ainda faltarão outras 33 rodadas. Será o primeiro jogo meu, mas o campeonato só termina em dezembro. Vamos trabalhar pensando no torneio como um todo"

- Panorama encontrado no Vasco

"O que aconteceu antes da minha chegada não me interessa. Não soma nada para mim, pois não estava com o grupo aqui. Vai ser importante o que iremos construir daqui para frente. Temos toda uma competição para disputar, e duas vitórias dentro do Brasileiro muda muita coisa. O passado recente do Vasco, com três quedas, não é bonito, porém a história do clube é muito bonita. O que quero trabalhar? O futuro! Vamos trabalhar para recolocar o Vasco no rumo das vitórias. Os jogadores precisam entender o que é o Vasco da Gama, o que representa estar nessa instituição, o que ela tem de grandeza. Vamos pensar em coisas positivas daqui para frente, tendo como inspiração tudo que o clube conquistou"

- Oportunidade de contribuir para uma virada do Vasco

"Eu não gosto da palavra desafio. A vida é feita de possibilidades e oportunidades. Desafio é para quem não tem condição de fazer absolutamente nada. O Vasco acredita no meu potencial profissional e está confiando em mim a missão de recolocá-lo em seu devido lugar, honrar sua tradição. É uma possibilidade ímpar ter a chance de resgatar o Vasco naquilo que ele tem de bonito.

- Postura do Vasco comandado pelo Luxemburgo

"Os jogadores precisam entender o que é o Vasco da Gama e o motivo de estarem aqui. Se eles não souberem o que representa o Vasco da Gama, o motivo de estarem aqui, não adianta nada. Eu sei porque estou aqui, então eles precisam saber também. Entendendo a história do clube, eles vão saber o quanto precisam se dedicar, o quanto precisam se empenhar para sair dessa situação. O time que eu quero é brioso, aguerrido. Joguei muitas vezes contra o Vasco e sempre encontrei uma equipe difícil de ser batida. O adversário precisa respeitar o Vasco dentro da sua casa".

- Meta inicial no Vasco

"Coloquei uma meta sim: vencer o Avaí no domingo. A primeira meta nossa é o jogo de domingo, que é uma decisão. Se não encararmos essa partida como uma decisão, complicou. Acabando o jogo de domingo, iremos começar a pensar numa outra decisão. O Brasileiro é um campeonato longo e às vezes você fica disperso, então você que incentivar e fazer os jogadores tratarem todas as partidas como uma decisão, indentificando, claro, os adversários que você vai disputar os jogos mais decisivos ainda"

- Importância do torcedor

"O torcedor está muito envolvido e chateado com esse passado recente do Vasco, mas se ele tiver paciência e caminhar junto conosco, o trabalho irá dar certo. O torcedor é fundamental nesse processo de reconquista da época de glória. Diria até que ele tem uma importância de 80 por cento. Se a torcida se voltar contra nós, teremos um adversário aqui dentro. É muito importante essa empatia entre time e torcida"



Fonte: Site oficial do Vasco