Hoje no Corinthians, Mateus Vital mostra perfil definidor como no futsal do Vasco
Segunda-feira, 13/05/2019 - 04:27
Autor de dois gols nos últimos quatro jogos pelo Corinthians, o meia Mateus Vital curte uma fase de "definidor" na equipe. A pedido do técnico Fábio Carille, tem sido mais objetivo nas jogadas e, assim, aumentado sua participação em lances importantes. Para quem o conhece desde pequeno, nada disso é novidade.

– Muito técnico, intenso, dinâmico e inteligente. Era de fazer gol, dar o passe. Um ala que podia jogar pelos dois lados. A tomada de decisão dele era algo muito diferente dos demais – conta Raphael Bahia ao Globoesporte.com. Hoje observador técnico do Flamengo, foi quem selecionou Mateus para treinar nas quadras vascaínas, em 2005.

Mateus Vital deve continuar entre os titulares do Corinthians no jogo deste sábado contra o Grêmio, às 19h (de Brasília), em Itaquera, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo entre Timão e Grêmio terá transmissão do Premiere, com narração de Milton Leite e comentários de Paulo Nunes e Ricardinho. O GloboEsporte.com faz uma "live" logo após o jogo, com análises dos comentaristas e entrevistas de jogadores e treinadores.

A capacidade de Mateus em definir rapidamente as jogadas o fez se destacar nas quadras de futsal: em 2007, depois de dois vices para o Fluminense nos dois anos anteriores, foi decisivo para a conquista vascaína em torneio carioca vencido diante do rival tricolor, por 7 a 3. Para chegar até lá, já havia vencido uma peneira de mais de 80 garotos da categoria chamada "chupetinha".

– Foi um dos que mais se destacou. Eu montei o time. Na época, um diretor do Vasco era fissurado pela ideia de formar o jogador muito tempo no futsal antes do campo. Foram uns 80 garotinhos. Mateus é um cara que precisa de adaptação. A qualidade acaba se sobressaindo - completa Raphael, não sem antes chamar Vital de Pet, pela semelhança com Petkovic, ex-jogador sérvio e hoje comentarista dos canais SporTV.

Professor contente!

Carille está cada vez mais satisfeito com Mateus Vital. Não só pelo crescimento em campo, mas por sentir que as conversas com o jogador estão refletindo nos jogos. Com imagens, trabalha não só com Vital, mas também com Pedrinho e Clayson para que estejam sempre a postos para a definição dos lances: dar o passe preciso ou finalizar quando não estiver participando da armação.

– Tenho trabalhado não só dentro de campo, mas com imagens e conversas o quanto quero que alguns jogadores sejam mais objetivos. O Vital é um deles. Tem muita qualidade, força, mas atravessava o campo de lado para lado e não buscava o gol. Não pisava na área. Pisa pouco ainda hoje. Quero ele, Pedrinho e Clayson na área. Até vibrei na Arábia quando ele fez gol de cabeça (também contra o Vasco). Agora, no último gol, não só marcou, mas estava lá para cabecear outras três bolas. Se não está participando da jogada, tem de estar lá para fazer o gol – disse.

Até Zico serve de exemplo:

– Muitas vezes, eles vêm para a armação e acham que está bom. Não chegam para fazer. Rodriguinho, Alex e até Zico, o quanto entravam na área e faziam gols. Os nossos meis têm achado que é só armar e está bom. Tenho brigado muito com ele e ele tem dado uma resposta bacana com isso.

Os gols

Desde que chegou ao Timão, Vital marcou apenas quatro gols. A média boa de dois marcados nos últimos quatro jogos, portanto, é novidade para o camisa 22. Contra o Vasco, na terceira rodada do Brasileirão, marcou em jogada parecida com a que fazia justamente nas quadras: insistiu, driblou a marcação e bateu rasteiro.

Marcou também contra a Chapecoense, no jogo de volta da Copa do Brasil, na Arena, dia 24 de abril.

Balançar as redes contra o Vasco não é novidade. Em 2018, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, deu a vitória ao Timão.

Na sétima rodada do Brasileirão do ano passado, fez seu primeiro gol com a camisa do Timão, diante do Internacional, em Porto Alegre.



Fonte: GloboEsporte.com