Departamento de nutrição organiza bate-papo com atletas olímpicos e paralímpicos
Sábado, 11/05/2019 - 03:46
O Departamento de Nutrição do Vasco da Gama vem realizando uma série de encontros com atletas e pais dos esportes olímpicos e paralímpicos do clube. O Bate-Papo com a Nutrição já foi realizado com o Basquete Sub-17, atletas do Remo vascaíno e nesta quarta-feira (8/5), com pais e nadadores das categorias Mirim e Petiz, no Salão de Beneméritos do Complexo Esportivo de São Januário.

Na conversa com os atletas, as nutricionistas Letícia Machado e Samara Viana falam sobre diversas pautas, desde a importância da nutrição no esporte, passando por gasto energético, especificidades da alimentação e hidratação para cada esporte, como o álcool pode prejudicar a performance esportiva, entre outras. Em cada bate-papo, são expostos produtos orgânicos, alimentos naturais e alternativas mais saudáveis (snacks) para substituir alguns hábitos dos atletas.

- O bate-papo que estamos fazendo com as modalidades são para orientar os atletas sobre a importância da nutrição e os objetivos dela no esporte. Temos observado que os atletas dão preferência aos carboidratos (pães, massas, farinha) e as proteínas, que estão presentes em carne, frango e peixe e esquecem de consumir legumes, verduras e frutas, que possuem vários benefícios. Tentamos desmistificar esta questão, pois é ali que estão os nutrientes que vão ajudá-los a prevenir lesões, por exemplo. Falamos também sobre gasto energético durante as atividades (especificando cada esporte) e explicamos como eles devem obter essa energia através dos alimentos, além da importância dos micronutrientes - explica Leticia Machado, antes de ser complementada pela companheira Samara Viana:

- Também falamos sobre os números de refeições e a organização de refeições em dias intensos de treinamento, até pelo deslocamento casa-clube. Nós passamos dicas para como eles devem se organizar, listamos os alimentos mais propícios para carregar em mochila e bolsa térmica. Falamos também da importância da hidratação no desempenho, segurança do atleta, ressaltando os esportes que trabalhamos no estresse de calor (umidade, ensolação), então deve ter um equilíbrio térmico e falamos como deve ser identificado esse nível de desidratação. Reforçamos a importância de bebidas esportivas (isotônicos) e fazemos um link com bebida alcoolica no esporte. Falamos sobre consumo, enfraquecimento muscular e o prejuízo que o alcool pode trazer no desempenho.

O projeto Nutrindo Esportes já realizou esses encontros em 2018 com o Basquete, Natação Paralímpica e Levantamento de Peso. O sono também é um ponto abordado. Estudos com atletas de cada idade e cada esporte são mostrados para explicar e elucidar a importância deste assunto para resultados. Após o bate-papo, o Departamento de Nutrição faz um trabalho individualizado com cada atleta, de cada esporte, realizando exames, ajustes na alimentação, avaliação antropométrica e suplementação quando necessário.



Fonte: Site oficial do Vasco