Confira retrospecto do Vasco nos Esportes Aquáticos em 2019
Quinta-feira, 09/05/2019 - 11:47
Convidado para assumir a Vice-Presidência de Desportos Aquáticos do Vasco após a saída de Salvador Perrella, Tiago Lezan está prestes a completar um ano de mandato com bons motivos para comemorar.

Campeão nos Mares

O ano realmente começou bem para o Vasco nas Maratonas Aquáticas.

Em preparação para a 1ª etapa FARJ e pras competições da CBDA, vascaínos se destacam na MASF, no X Terra e no Open de Cabo Frio.

No dia 23 de fevereiro de 2019, mesmo dia da conquista da Taça Guanabara, foi disputada a 1a etapa do Circuito Estadual de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e o Club de Regatas Vasco da Gama conquistou o título.

Para a felicidade do dirigente, no dia 7 de abril, o Vasco levantou mais um troféu: foi campeão da 2ª etapa do circuito de Maratonas Aquáticas FARJ.



Ao todo serão promovidas 4 etapas do Circuito este ano, sendo que o Club de Regatas Vasco da Gama já havia conquistado o troféu na 1ª etapa, disputada em fevereiro.

No mesmo final de semana da conquista da 1ª etapa do Circuito Farj de Maratonas Aquáticas, alguns nadadores vascaínos estavam disputando a 1ª etapa da Copa Brasil ou do Brasileiro, competições que foram disputadas no Rio Grande do Sul. Emanuelly Baptista (juvenil II), por exemplo, foi 5º lugar na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

A 2ª etapa do Brasileiro e Copa Brasil foi em São Sebastião (São Paulo), no último final de semana de março, quando o Vasco esteve representado pelos atletas Carlos Rosa (1º lugar geral e 1º lugar na classe nas provas de 2,5 e 5 KM), Eriland Machado (2º lugar na classe na prova de 2,5 KM), Ana Beatriz Rosa (6º lugar na classe infantil na prova de 2,5 KM), Gabriel Machado e Mauricio Paez, ambos campeões nas respectivas classes na prova de 5 KM), além da Emanuelly Batista (1º lugar na classe juvenil e 7º lugar geral na prova de 10 Km) e da Gabriela Alves (4º lugar na categoria e 23º lugar na classificação geral) na prova de 5 Km.

O Vasco da Gama terminou em 3º lugar geral por equipes na prova de 2,5 KM e em 4º lugar geral por equipes na prova de 5 KM.

No dia 7 de abril, as competições de Maratonas Aquáticas da CBDA não coincidiram com o Circuito Estadual, mas ainda assim o Vasco teve alguns desfalques:

- É que alguns atletas optaram pela 2ª etapa da MASF, em Copacabana, que também ocorreu no dia 7 de abril.

Giovanna Paixão foi campeã geral na prova super velocidade; Gabriela Alves foi vice campeã geral na prova elite e Adriano Aiello foi campeão da sua categoria, na prova super velocidade.



No dia 21 de abril o atleta Henrique Falbo foi o campeão no RioAquathlon infantil, em competição organizada pela Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ), representando a equipe CLUB REGATAS VASCO DA GAMA/RENASCER DAS ÁGUAS, que também contou com a participação do presidente e fundador do Instituto Renascer das Águas, Salomão Petra Bittencourt, que terminou em 4o lugar na categoria 50+:



O próximo desafio nos mares dos nadadores vascaínos será o Rei e Rainha do Mar, dia 19 de maio.

Campeão nas Piscinas

Nas piscinas, os nadadores cruzmaltinos também vem se destacando neste ano de 2019.

No dia 6 de abril, o Olaria A C recebeu a 2a etapa do Circuito Estadual de Natação Master - TROFEU MARIA PADILHA e também a 2ª etapa do CIRCUITO CARIOQUINHA:

- No Master, conquistamos 16 medalhas de ouro, sendo uma minha, 9 de prata e 5 de bronze, colocando o CRVG na 4ª colocação, com 867 pontos, a frente de Fluminense (812 pontos), que foi o 5º colocado. Perdemos apenas para os donos da casa, que ficaram em 3º (1168 pontos), pro Tijuca Tenis Clube, que foi o 2º colocado (1.339 pontos) e pro G. Reis, de Niterói, que conquistou esta 2ª etapa (1.572 pontos). Mas o destaque daquele dia foi a conquista do Carioquinha, com 1.660 pontos. Foram 40 ouros, 10 pratas, 6 bronzes e 10 resultados entre 4º e 8º lugares. O Botafogo ficou em 2º lugar com 1.177 pontos e o Fluminense em 3º, com 985 pontos.

Tiago conta qual foi a maior alegria daquele final de semana:

- Um colega nosso do master, o Cristiano Domingues, que treina conosco na turma das 6h30 da manhã em São Januário narrou a emoção de ver o filho dele disputando sua primeira competição, na categoria pré-mirim!



O Carioquinha é uma competição organizada pela FARJ que permite a participação de clubes, academias, escolas de natação e/ou quaisquer outras instituições que promovam a prática da natação no Estado do Rio de Janeiro, inclusive não filiados a FARJ, com seus atletas federados ou não federados. É um evento paralelo aos torneios principais da FARJ, que dá oportunidade para o surgimento e descoberta de novos talentos, conforme aponta o Vice-Presidente:

- Não foi só o Davi Domingues, filho do Cristiano! Essa competição foi uma oportunidade de observarmos vários atletas que em breve estarão federados, representando nosso Vasco.

Ontem, dia 4 de maio, foi disputada outra etapa do Carioquinha e o Vasco terminou em 2o lugar.

Abaixo algumas fotos da equipe vascaína, comandada pelos técnicos Sandro Cunha e Dayse Polisseni:



Tiago esclarece o porquê de o Vasco só ter vindo a conquistar um troféu na natação em piscinas que não fosse na categoria master no segundo ano da gestão Campello:

- Quando o coach Márcio Santos retornou ao Vasco, em março de 2018, a temporada já havia começado e com isso, diversos nadadores já estavam em outros clubes. A FARJ não admite transferências durante a temporada. Por isso o Márcio traçou a estratégia de começarmos pelo master. Quando eu assumi a Vice-Presidência, substituindo o Salvador Perrella (Identidade Vasco), mantive o planejamento que havia sido traçado pelo Salvador e seu diretor Gilberto, que haviam participado comigo no GT de Esportes Olímpicos da Frente Vasco Livre.

Em 2019 o Vasco continua forte no Master. Conquistou o vice-campeonato na 1ª etapa do Brasileiro Master, em Curitiba.



A equipe vascaína foi liderada pela capitã, Dayse Polisseni, que aparece com suas companheiras de revezamento Valquíria Barbosa, Valéria Figueiredo e Ana Castro nas fotos abaixo:



Em relação ao Torneio Maria Lenk, que terminou domingo, 22 de abril, Tiago comenta a participação do Vasco:

- É muito importante estarmos representados nas principais competições da modalidade. Evidente que não é possível, ainda, imaginarmos o Vasco vencendo uma competição dessas, considerando-se o investimento de clubes de São Paulo e Minas Gerais. No entanto, se continuarmos avançando, estaremos cada vez mais fortes e estruturados para o Trófeu José Finkel e demais competições.

A equipe Cruzmaltina, comandada pelo técnico Márcio Santos esteve representada por cinco nadadores: Thamy Ventorin, Filipe Pinheiro, Marcelo Baptista, Felipe Brandão e Guilherme Pagung.

- O importante é que a natação Olímpica do Vasco está de volta! E não é só a natação do Vasco que queremos recolocar no cenário esportivo brasileiro. Já iniciamos a retomada do Polo Aquático, dos Saltos Ornamentais e o Nado artístico está no radar. Além disso, apostarmos bastante nas Maratonas Aquáticas. Além disso, estamos começando um trabalho nos multiesportes que envolvem a natação, tais como Aquatlhon, Thriatlon e Pentatlo, em parceria com o Instituto Renascer das Águas.

Fonte: Blog Natação Vasco