Antônio Lopes vê semelhanças entre o Estadual 2019 e o de 1982, em que foi campeão contra o favorito Urubu
Domingo, 21/04/2019 - 10:10
Em busca de uma virada histórica hoje, o Vasco pode tirar de uma conquista improvável a inspiração para desbancar o favoritismo rubro-negro. Corajoso, o técnico Antônio Lopes mudou quase metade do time no quadrangular final para conquistar o Carioca de 1982, desbancando América e Flamengo, que fora campeão mundial em 1981.

"Naquela época, todos diziam que o Flamengo tinha um time de outro planeta, ganhava tudo. Ganhou Brasileiro, Libertadores e Mundial. E o Vasco, um time muito abaixo, conseguiu derrubar aquele Flamengo. O único destaque era o Roberto Dinamite, que conseguia desequilibrar", conta Antônio Lopes.

Quando foi divulgada a escalação para a fase final, as decisões do então jovem treinador foram muito contestadas. Mazaropi, Rosemiro, Nei, Geovani e Palhinha deram lugar a Acácio, Galvão, Ivã, Ernâni e Jérson. Com vitórias por 1 a 0 sobre América e Flamengo, o Vasco sagrou-se campeão, transformando as críticas em elogios e iniciando uma parceria de muito sucesso, com direito ao título da Libertadores de 1998.

"Mudei cinco jogadores no triangular final. Dei sorte, as alterações que eu fiz encaixaram, o time Foi bem contra o América, ganhamos também do Flamengo e o Vasco se tornou campeão. É um título que representa muito para a minha carreira, a primeira grande conquista", explica o ex-treinador, que ainda teve passagens por Flamengo e Fluminense.

As semelhanças daquela conquista com o clássico deste domingo são muitas, como a disparidade entre os elencos. Para Lopes, o agravante em relação àquela título é a vantagem por 2 a 0 do RubroNegro, construída no primeiro jogo: "Estamos na mesma situação. O Flamengo de hoje é muito superior ao Vasco da Gama pelo elenco que tem. Vai ser muito difícil reverter essa situação. É uma vantagem grande, dois gols de diferença".

Sem querer estar na pele de Alberto Valentim, Lopes sabe que será necessária uma mudança de postura se o Vasco quiser provar, mais uma vez, que é o time da virada. "O Valentim tem que se virar, arrumar algum jeito de reverter esse placar".



Fonte: Meia Hora