Ranking de desempenho dos últimos 10 anos põe o Vasco em 11º lugar no Brasil
Quarta-feira, 17/04/2019 - 03:45
A discussão sobre quantos e quais são os grandes clubes do Brasil é complexa e polêmica. A definição de "grandeza" do futebol é variável. Afinal, os quesitos para definir os gigantes do Brasil podem englobar história, conquistas, dinheiro, torcida e etc.

Por isso, a Gazeta do Povo elaborou um ranking com um recorte atual para medir como está essa disputa. O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.

Assim, exclui-se o chamado peso da camisa e mostra quem se faz grande em campo, de forma contemporânea, sem recorrer a critérios como tamanho da torcida ou história gloriosa.

O ranking leva em consideração os feitos entre 2009 e 2018 dos 20 clubes que participam das Séries A e B do Brasileirão. Foram computados títulos regionais, nacionais e internacionais, cada um com um peso diferente. Também valem pontuação as campanhas até determinadas fases dos principais torneios disputados. O peso das pontuações foram escolhidos pela editoria de esportes da Gazeta do Povo.

Os números de 2019 não foram computados porque a temporada ainda está em andamento. No final do ano, o ranking será atualizado com os valores exatos da década quando serão retiradas as pontuações de 2009 para acrescentar os feitos de 2019.

A equipe de esportes da Gazeta do Povo listou, em ordem de importância, as principais competições de futebol que os clubes brasileiros disputam e para cada colocação possível, foi dada um pontuação. A partir disso foi analisado o desempenho dos clubes ao longo de dez anos (2009 a 2018). O resultado é uma soma de pontos que resultou no ranking dos últimos anos do futebol brasileiro. Confira o infográfico e veja em qual posição seu time está (Séries A e B).



A regra

O Mundial de Clubes é a maior conquista que seu time pode alcançar, por isso vale 500 pontos, segundo o ranking. Antes dela vem a Libertadores (400). Mas não é só o campeão que soma pontos. Dependendo a competição, existem vários níveis de pontuação. O gráfico abaixo explica essa hierarquia.



O que cada um fez em 10 anos

Agora que você já conhece o Top 12 e as regras, veja o gráfico de desempenho de cada um dos 12 times ao longo desse período (2009 a 2018) e saiba em que competições o seu time focou mais e qual o ponto mais alto atingido nessa escalada.



Fonte: Gazeta do Povo