Vasco segue em 7º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Quarta-feira, 03/04/2019 - 22:24
Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras e São Paulo, clubes que mais cresceram no período e que juntos correspondem a 55% do total de novos inscritos nas contas de mídias sociais dos clubes brasileiros em março.

O Flamengo registrou o maior crescimento acumulado pelo terceiro mês consecutivo. No combinado das quatro plataformas (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube), o clube carioca ampliou seu alcance digital em mais de 312 mil inscrições durante o mês de março, este foi o quarto maior crescimento de toda a série histórica do levantamento. Os resultados consecutivos ampliaram a vantagem para o vice-líder Corinthians em cerca de meio milhão de inscrições somente em 2019. Atualmente, 837 mil inscritos separam líder e vice-líder do ranking digital. O clube, inclusive, liderou o crescimento mensal no Twitter, Instagram e YouTube, entre todos os clubes monitorados.

O Corinthians registrou o segundo maior crescimento em março, somando cerca de 137 mil novos inscritos em seus canais oficiais. Assim como a maioria dos clubes monitorados, o Instagram foi o principal motor para o crescimento corintiano no período. Com 78% de participação no crescimento, o perfil oficial do Corinthians no Instagram somou 107 mil inscritos durante o mês de março.

O Atlético Mineiro permanece entre os três maiores crescimentos mensais pelo segundo mês consecutivo e somou mais de 96 mil inscritos, 88% deles em sua conta no Instagram. Tal desempenho o levou à conquista da 8ª posição no ranking geral, ultrapassando o rival Cruzeiro que esteve à frente do Atlético desde agosto/2017. O Cruzeiro, por sua vez, liderou o crescimento de novos inscritos no Facebook com mais de 23 mil novas inscrições. Segundo os dados de domingo, 31/03, data de fechamento da análise mensal, apenas 6 mil inscritos (no combinado entre todas as redes sociais) separavam Atlético Mineiro (8º) e Cruzeiro (9º) no ranking geral. Tamanho equilíbrio entre as maiores torcidas do estado de Minas Gerais promete novos capítulos nos meses seguintes.

Às vésperas do jogo decisivo das semifinais do Campeonato Paulista, Palmeiras e São Paulo fecham o TOP5 de crescimentos absolutos de novas inscrições em março. Ambos obtiveram resultados muito similares, o Palmeiras somou 84 mil novos inscritos, enquanto o São Paulo 81 mil. Atualmente, 3,7 milhões de inscritos separam São Paulo (3º colocado no ranking geral) do Palmeiras (4º).

O Santa Cruz atingiu a marca de 1 milhão de inscritos no combinado de suas redes sociais. O Tricolor do Arruda, atualmente na 23ª posição do ranking, se tornou o 6º clube da região nordeste a bater tal marca. Até então, apenas Sport (14º), Bahia (15º), Vitória (17º), Ceará (19º) e Fortaleza (20º) ostentavam mais de um milhão de seguidores em suas bases digitais.

Outros clubes nordestinos movimentaram o ranking, o ABC ultrapassou o Náutico e assumiu a 29ª posição. O Íbis registrou a maior variação de crescimento entre todos os clubes (+3,6% em relação ao mês anterior), ultrapassou o América-RN e assumiu a 31ª posição. E, por fim, o CRB ultrapassou o América Mineiro, assumindo a 35ª posição no ranking geral.

Veja abaixo o levantamento atual:



Fonte: Ibope Repucom