Antes de chegar ao Vasco, Tiago Reis jogou em projeto social apoiado pela banda Natiruts
Quinta-feira, 28/03/2019 - 13:56
"Deixa o menino jogar...". A frase, eternizada pela banda Natiruts na música homônima, virou mantra recentemente para muito torcedor do Vasco em relação ao jovem atacante Tiago Reis. O que poucos sabem, porém, é que a relação entre o garoto de 19 anos e o grupo de reggae vem de muito antes do sucesso atual do jogador, que com dois gols em duas partidas como titular, ganhou de vez a vaga e hoje novamente estará entre os 11, quando o Cruzmaltino enfrentará o Bangu, às 21h30, no Maracanã, pelas semifinais da Taça Rio.

Aos quatro anos, Tiago Reis deu seus primeiros passos no futebol na escolinha do Ajax, que não é de posse do tradicional clube holandês, mas sim do xará mais modesto, que fica situado na comunidade do Cruzeiro, em Brasília (DF). O projeto social conta com o apoio justamente do Natiruts, motivado pelo vocalista Alexandre Carlo, que é oriundo da região e pai de Pedro Alexandre, amigo de longa data de Tiago e companheiro de equipe e de escola do vascaíno na época.

À frente da escolinha há 22 anos está Alessandro Seco, primeiro treinador de Tiago e amigo do pai do jovem, algo que influenciou para o atacante dar seus primeiros pontapés na bola por lá.

"O Tiago treinava comigo desde os quatro anos de idade. Ele acompanhava o irmão dele, o Gabriel, que tem dois anos a mais. O Tiago chegou na escolinha do Ajax devido ao fato de eu ter jogado bola com o pai dele. Somos da mesma comunidade, Cruzeiro, e eu e meu irmão éramos os únicos que a velha guarda deixava jogar junto. Aí depois, quando abri a escolinha, aos 19 anos, o pai dele falou: 'Quando meu filho crescer vou botar para treinar com vocês'", se recorda Alessandro ao UOL Esporte.

Sempre em contato com Tiago Reis, o treinador não se mostra surpreso com o sucesso atual do jovem no Vasco, onde soma 13 gols em 11 jogos em 2019, somando os dois feitos como profissional e os nove marcados na Copa São Paulo de futebol júnior, onde foi vice-artilheiro e vice-campeão.

"Eu já estava detectando essa situação (do sucesso no clube) na Copinha. Após os jogos nos falávamos no Whatsapp. Me comunico muito com o pai dele também. É como se fosse uma família. Desde lá já visualizava que ele ia se dar muito bem no Vasco", disse.

Iniciou como "zagueiro" no futsal

Hoje todos têm presenciado que a marca registrada de Tiago Reis é o faro de gol, mas o surpreendente é que o jovem iniciou na escolinha do Ajax como fixo, espécie de zagueiro no futsal.

"Foi uma coincidência. Ele começou como fixo no futsal, aí depois começamos a detectar que ele debandava para frente e tinha talento para fazer gol. Aí depois foi para o campo, começou a ser artilheiro dos campeonatos e largamos essa história de defesa. A partir desse momento foi artilheiro de quase de todos os campeonatos que disputou", ressaltou Alessandro.

Na opinião de Seco, a principal qualidade de Tiago Reis é a tranquilidade para finalizar:

"Chama a atenção a tranquilidade dele dentro da área. É uma tranquilidade enorme para fazer gol. Desde moleque. O pai também ajudou muito, porque nunca foi de botar pressão nele para ser jogador. Estava sempre torcendo, mas não colocava como a única forma de obter uma vida melhor para a família".

Garotos da escolinha se inspiram em Tiago Reis

A ascensão meteórica de Tiago Reis no Vasco já serve de inspiração para os atuais alunos da escolinha do Ajax. De acordo com Alessandro Seco, os gols da garotada têm sido comemorados citando o nome do atacante cruzmaltino e não mais o de Maxi Lopez, que ficou no banco para o jovem na partida contra o Resende.

"O Tiago está sendo inspiração para muita gente aqui na comunidade. Tanto para a molecada aqui da escolinha quanto para Brasília de um modo geral. Essa humildade que ele tem, a forma de se conectar com a família e mostrar as raízes, fez com que a proximidade com os meninos seja grande. Os moleques antes queriam ser o Maxi Lopez, e hoje na escolinha gritam gol e falam que são o Tiago Reis. É massa, porque até outro dia ele estava jogando bola aqui com a gente e agora está sendo ídolo de uma molecada", vibra Alessandro.

Uniforme do Ajax estampa logo do Natiruts

A parceria entre Ajax e Natiruts fica estampada nos uniformes e coletes de treino da escolinha, cedidos pela banda. Cria do bairro do Cruzeiro, o vocalista Alexandre Carlo destacou a parceria e o projeto social desenvolvido.

"Para mim é um grande prazer estar apoiando o projeto cultural, social, de esporte e inclusão social que é o Ajax. Começou no meu bairro, no Cruzeiro, e hoje já se estende por vários bairros de Brasília. Tanto os bairros de classe pobre e outros mais providos de uma economia melhor. Então temos também essa mistura de classes, já que o Ajax acha muito importante essa interação para que o garoto que é pobre conviva com o que é rico e vice e versa. Para verem que são seres humanos iguais. Vida longa ao Ajax! Nós, do Natiruts, vamos continuar nessa vibe bonita aí", disse em vídeo gravado para o Facebook do Ajax (veja acima).

A banda Natiruts foi fundada em 1996 e se tornou umas das principais do segmento reggae no Brasil, tendo produzido 13 álbuns e 4 DVD's. Também já foi indicada ao Grammy Latino, em 2013, na categoria "Melhor Álbum Pop Contemporâneo" com o disco "Natiruts Acústico no Rio de Janeiro".



Fonte: UOL