Vasco aumenta seu número de finalizações a gol, mas permite que o adversário o ataque mais
Segunda-feira, 25/03/2019 - 08:37
O Vasco experimenta seu momento de cobertor curto a essa altura da temporada. Após sequência invicta, o time de Alberto Valentim se permitiu agredir mais. O reflexo disso foi imediato: sem conseguir aumentar o número de gols marcados, passou a ser expor mais no setor defensivo. Bangu que o diga.

Encontrar o equilíbrio entre defesa e ataque é um dos grandes desafios de uma equipe de futebol, e a de Valentim, ainda carente de evolução, esbarra no problema. Ir à frente sem que isso se transforme em fragilidade na retaguarda. Quinta-feira, pela semifinal da Taça Rio, o time de Moça Bonita é quem terá a vantagem do empate. O Cruz-maltino terá de tomar a iniciativa atrás do resultado e as jogadas abertas deverão ser um caminho para o time.

- Criamos muitas chances pelos lados do campo. Nossos laterais criam muito. É difícil jogar quando uma equipe se fecha muito atrás. Temos laterais muito ofensivos - afirmou Alberto Valentim sábado.

O momento de virada no estilo de jogo da equipe foi o clássico contra o Flamengo, no começo da Taça Rio. Antes, o número médio de finalizações por partida em 2019 era de 13,9. Depois da partida, o salto foi expressivo, subiu para 21,7 tentativas por jogo. O problema é que o número de chutes a gol do adversário também aumentou - foi de 12,5 por partida para 14,2.

Contra o Bangu, no sábado, o equilíbrio nesse fundamento chamou a atenção. O Vasco chutou 20 vezes a gol, mas foi ameaçado 18 vezes. A vitória do rival por 2 a 1 passou longe de ser um acidente e reforçou o aumento no número de gols sofridos: depois do Flamengo, foram seis em quatro partidas. Antes, o Vasco havia sido vazado seis vezes em 12 jogos.

- Precisamos continuar evoluindo a cada jogo, seja no individual ou no lado coletivo, para que lá na frente o Vasco conquiste os objetivos que temos neste ano - disse Valentim.

Na tarde desta segunda-feira, em São Januário, o treinador comandará o primeiro trabalho de olho na semifinal contra o Bangu. Yago Pikachu, que ficou fora da partida de sábado por causa de uma pancada que sofreu na cabeça na sexta-feira, estará à disposição de Alberto Valentim. Com isso, o técnico terá força máxima para tentar a vitória na quinta-feira.



Fonte: Extra Online