Meme leva o Vasco a ter 9 vezes mais menções do que sua média no Twitter em 2019
Quarta-feira, 20/03/2019 - 17:31
Vasco. Nada mais, apenas Vasco. As redes sociais foram inundadas pelo nome do clube desde a sexta-feira passada, meme que começou com o ex-jogador Edmundo e o gosto por comentar o nome do clube em perfis de famosos. O viral pegou de tal modo que nem mesmo as finais da Taça Guanabara e da Copa São Paulo de Juniores, ambas disputadas pelo clube neste ano, tiveram tanta repercussão.

Os dados foram organizados pela Novelo, estúdio de data analytics do jornalista Guilherme Felitti. A quantidade de vezes em que o termo "Vasco" foi escrito no Twitter, na semana entre 11 e 17 de março, foi nove vezes maior do que a média vascaína nas semanas restantes deste ano. O pico ocorreu no último sábado, quando quase 555 mil tuítes com referências ao clube foram feitos por usuários na rede.



Para que se tenha noção mais clara do alcance do meme, o termo "Vasco" teve quatro vezes mais menções na semana do que "Flamengo". Quando comparadas as médias semanais neste ano, flamenguistas levam vantagem com quase o dobro das citações.

Torcedores adversários tentaram emplacar um meme na direção contrária, com o nome da "Cabofriense", que ganhou de 2 a 0 do Vasco no domingo. Com pouco menos do que 16 mil menções, ainda que a média da pequena equipe tenha sido multiplicada em várias vezes, a resposta ao meme vascaíno ficou distante do mesmo engajamento.



Marcas não costumam fabricar memes, por mais que façam impulsionamentos e posts pagos, e a mesma lógica se aplica a clubes de futebol. A chave para que um perfil institucional consiga participar da brincadeira, e talvez se beneficiar dela, está na rapidez com identifica a onda a caminho e na naturalidade com que surfa nela.

Administrado pelo departamento de marketing do Vasco, o perfil oficial reagiu rapidamente ao viral. Além de posts mais elaborados, como o que leva a foto do atacante argentino Maxi López no celular, o @VascodaGama disparou a mensagem "Vasco" para torcedores famosos. Participou da brincadeira no tempo certo e sem forçar a mão.



Fonte: Blog do Rodrigo Capelo - GloboEsporte.com