Vasco utiliza software de gestão da empresa Totvs e terá portal da transparência; diretor financeiro comenta
Sexta-feira, 15/03/2019 - 05:31
O Vasco da Gama está usando softwares da Totvs o para gerenciamento de toda a parte contábil, fiscal e financeira do clube, além do módulo de compras e do sistema para folha de pagamento.

Além do ERP, implantado em outubro do ano passado, o Vasco passou a trabalhar recentemente com o Fluig para fazer a gestão de documentos e workflows de aprovação para alguns processos administrativos e com o Smart Analytics, que facilita a análise dos dados.

O próximo passo da parceria é a extensão da modernização tecnológica para a área jurídica do clube.

"Equilibrar o clube financeiramente é a prioridade no Vasco. Com a implantação do sistema, passamos a ter o controle exato dos dados de entradas e saídas, assim como o levantamento de toda a dívida e cadastro de 100% dos fornecedores", afirma Anderson Santos, diretor financeiro do clube.

De acordo com Santos, em breve os resultados do clube serão publicados pela primeira vez em um portal de transparência.

O Vasco é um dos clubes mais populares do Brasil, mas sua história nos últimos anos tem sido de altos e baixos, com predomínio de baixos, em parte por causa de um apego às práticas mais tradicionais de administração de clube de futebol no país, simbolizadas na figura do presidente Eurico Miranda, falecido nesta terça-feira, 12.

No campeonato brasileiro de 2018, o Vasco se salvou do rebaixamento na última rodada no saldo de gols. Caso tivesse caído, o clube carioca teria a duvidosa honra de ser o time mais rebaixado do futebol nacional, somando um novo descenso aos já ocorridos em 2008, 2013 e 2015.

Desde o ano passado, o clube tem uma nova gestão, que vem lutando por as contas em dia. Software de gestão pode ser parte da resposta, mas o Vasco sem dúvida tem muito trabalho pela frente.

TOTVS NO FUTEBOL

A Totvs domina quase totalmente o nicho de sistemas de gestão para clubes de futebol no Brasil, com mais de 20 clientes, incluindo grandes nomes como Internacional, Cruzeiro, Botafogo e Ponte Preta, Santos e Corinthians.

A SAP também tem feito um esforço para entrar nesse ramo, no qual os ganhos publicitários de exposição de marca são tão importantes quando o dinheiro dos contratos.

O Flamengo, tradicional adversário do Vasco, fechou um contrato com os alemães no final de 2017.

No mesmo ano, a empresa fechou uma implementação no São Paulo, com direito a uso de tecnologia analítica para avaliar desempenho, como acontece no Grêmio.

Palmeiras, Atlético Mineiro e o Botafogo de Ribeirão Preto tem implantações menos sofisticadas, constando apenas do ERP para pequenas e médias empresas SAP Business One.

Fonte: Baguete.com.br