Poderes do Vasco divulgam nota sobre o falecimento de Eurico Miranda
Terça-feira, 12/03/2019 - 19:07
Nota Oficial dos Poderes do Club de Regatas Vasco da Gama

Os Presidentes de Poderes do Club de Regatas Vasco da Gama lamentam profundamente o falecimento do Presidente do Conselho de Beneméritos e ex-Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, Doutor Eurico Miranda. O Presidente Eurico Miranda escreveu seu nome na história do Vasco de forma indelével. Sua biografia se confunde com a história do clube, ao qual dedicou boa parte de sua vida.

Doutor Eurico Miranda ingressou na gestão do clube em 1967, como Diretor de Cadastro. Ao longo de mais de cinco décadas, contribuiu de forma inequívoca com algumas das mais belas páginas da história do Vasco. As conquistas falam por si. Sob o seu comando no Departamento de Futebol, o clube venceu a Copa Libertadores (1998), a Copa Mercosul (2000), três Campeonatos Brasileiros (1989, 1997 e 2000), um Rio-São Paulo (1999) e seis Campeonatos Estaduais (1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998). Além disso, Doutor Eurico Miranda conseguiu, junto à Conmebol, o reconhecimento do título Sul-Americano de 1948, que deu ao Vasco o direito de disputar, já no ano seguinte, a Supercopa dos Campeões da Libertadores. Como Presidente da Diretoria Administrativa, conquistou ainda os Campeonatos Estaduais de 2003, 2015 e 2016, este último de forma invicta.

As taças dizem muito, mas não tudo. O Presidente Eurico Miranda notabilizou-se como um incansável defensor dos interesses do Club de Regatas Vasco da Gama. A torcida do Vasco o reverenciou inúmeras vezes nas arquibancadas, o maior reconhecimento que um dirigente esportivo pode ter. Tinha o dom de aquecer rivalidades e provocar adversários, lembrando a eles que não havia outro clube maior e melhor: apenas o Vasco.

Sua contribuição ao desporto brasileiro não se restringiu ao clube do coração. Doutor Eurico prestou serviços valorosos ao futebol brasileiro. Em 1989, assumiu a Diretoria de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No mesmo ano, a Seleção Brasileira conquistou a Copa América depois de 40 anos. Foi também do Doutor Eurico Miranda a ideia de criar a Copa do Brasil, competição que há muito tempo tornou-se uma das mais importantes do calendário do futebol brasileiro.

Em 2001, o Doutor Eurico Miranda assumiu seu primeiro mandato como Presidente da Diretoria Administrativa do clube. Fundou o Colégio Vasco da Gama, orgulho inestimável dos cruzmaltinos. Alan Kardec, Alex Teixeira, Philippe Coutinho, Souza, Douglas Luiz e Paulinho, que hoje brilham no exterior, são exemplos de atletas que estudaram no Colégio. Doutor Eurico foi reeleito presidente em 2004 e 2007. Deixou o cargo em 2008. Em 2014, voltou a ser eleito para o triênio 2014/2017. Em 2018, assumiu a Presidência do Conselho de Beneméritos.

Neste momento de dor e consternação, é dever de todo o vascaíno reverenciar a memória do Presidente Eurico Miranda e externar gratidão por sua luta e dedicação em prol do clube. Doutor Eurico Miranda deixa como maior exemplo sua devoção e abnegação pelo Vasco da Gama, princípios que devem nortear os dirigentes do clube e iluminar as futuras gerações de vascaínos.

Obrigado, Presidente Eurico Miranda! Seu legado será eterno.

Por fim, manifestamos aqui nossa solidariedade à esposa, Dona Sylvia, aos quatro filhos, Eurico, Álvaro, Mario Ângelo e Sylvia, aos netos e aos demais familiares e amigos.

Alexandre Campello da Silveira
Presidente da Diretoria Administrativa

Roberto Monteiro Soares
Presidente do Conselho Deliberativo

Edmilson José Valentim dos Santos
Presidente do Conselho Fiscal

Faués Cherene Jassus
Presidente da Assembleia Geral

Silvio Aquiles Hildebrando Godoi
Vice-Presidente do Conselho de Beneméritos

Fonte: Site oficial do Vasco