Camisa com bandeira rubro-negra rendeu ao Vasco mais menções positivas no Twitter do que o título da Taça GB
Quarta-feira, 27/02/2019 - 08:07
A decisão do Vasco de colocar a bandeira do Flamengo em seu uniforme, como gesto de apoio aos adversários em meio à tragédia no Ninho do Urubu, pode ter desagradado conselheiros vascaínos – Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, chamou a atitude de "demagogia barata". Mas aos olhos da opinião pública a iniciativa repercutiu melhor até do que o título da Taça Guanabara.

Os números a seguir foram extraídos da base de dados do Twitter e analisados pela Novelo, estúdio de data analytics fundado por Guilherme Felitti, a pedido do GloboEsporte.com. De 654.059 tuítes publicados por torcedores na rede social entre 7 e 22 de fevereiro de 2019, foram separados todos os que se referiram ao Vasco, depois classificados entre positivos e negativos conforme os demais termos usados.

A camisa com a bandeira flamenguista, usada pelo clube no confronto contra o Resende pela semifinal da Taça Guanabara, rendeu o maior pico de menções positivas em todo o período. Elas continham palavras como "respeito", "orgulho" e "gigante", além de adjetivos elogiosos. Em quantidade 27 vezes maior do que a de menções negativas, essas com termos como "vergonha", "repúdio", "lixo" e uma série de palavrões.

O sentimento da opinião pública em relação ao Vasco



A percepção do público em relação ao Vasco mudou nos dias seguintes, principalmente em função do imbróglio envolvendo dirigentes do Fluminense e do Maracanã. Como consequência da opção de dirigentes vascaínos de ocupar a arquibancada Sul do estádio, a despeito de contrato que garante o espaço a tricolores, uma guerra de liminares fez com que torcedores ficassem para fora até as 17h30. Os primeiros torcedores conseguiram passar pelos portões já com a bola rolando.

A quantidade de comentários negativos na rede social aumentou e quase superou a de positivas. Sinal de que as pessoas ficaram divididas em relação ao comportamento do Vasco. Gente que ficaria fora do estádio ou reprovou a polêmica em torno do lado da arquibancada se manifestou negativamente. A relação entre menções boas e ruins só descolou no domingo a partir das 18h, quando a partida entra em sua etapa final e acaba com o título vascaíno da Taça Guanabara.

O levantamento também aponta que, apesar da boa receptividade em relação à bandeira do Flamengo no uniforme, a capacidade de mobilização do Vasco em torno de uma hashtag se mostrou baixa. Apenas 224 tuítes com o #EmFrenteJuntos proposto pelo clube foram encontrados no período avaliado. A experiência mostra que a adesão de uma agremiação a um termo que já está nos trending topics e vem sendo usado por outras pessoas, como no caso do #ForçaFlamengo logo após o incêndio, reverbera mais do que a criação de um novo.





Fonte: Blog do Rodrigo Capelo - GloboEsporte.com