Brasileiro de 2019 terá árbitro de vídeo em todos os jogos
Sexta-feira, 22/02/2019 - 16:29
Rádio Brasil @radiobrasil940
Campeonato Brasileiro 2019 terá o uso do VAR (árbitro de video) nos 380 jogos da competição. Aprovação dos clubes foi por unanimidade.

CBF pagará pela tecnologia e infraestrutura do VAR. Clubes ficam responsáveis pelos custos com os árbitros e profissionais envolvidos.

Fonte: Twitter da Rádio Brasil


Clubes aprovam por unanimidade, e Campeonato Brasileiro terá VAR em todos os jogos

Os clubes aprovaram nesta sexta-feira, durante o Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro, a proposta da CBF para que todos os 380 jogos da edição deste ano tenham o uso do árbitro de vídeo, popularmente conhecido como VAR (sigla em inglês para "video assistant referee"). A entidade vai arcar com os custos de tecnologia e infraestrutura, e as equipes vão ficar responsáveis pelas despesas de pessoal dos profissionais que vão operar a ferramento.

O árbitro de vídeo, que foi a principal novidade da Copa do Mundo da Rússia no ano passado, começou a ser usado no Brasil ainda em 2017. De lá para cá, foram 21 jogos com VAR no país: 13 na Copa do Brasil, três no Campeonato Carioca; dois no Campeonato Pernambucano; um no Campeonato Catarinense e outro no Campeonato Gaúcho. O VAR chegou a ir a votação para o Campeonato Brasileiro, mas foi vetado pelos clubes com o placar de 12 a 7. Na época, o custo ficaria inteiro com as 20 equipes.

Para este ano, a CBF mudou a proposta e decidiu se responsabilizar por pagar a tecnologia e a infraestrutura, oferta aceita por todos os 20 clubes.

Clubes vetam limitação da troca de técnicos

Em votação mais cedo nesta sexta-feira, os clubes vetaram a proposta da CBF de limitar a uma troca de técnico por equipe durante a edição deste ano do Brasileirão. As equipes também aprovaram o limite de 40 inscritos na competição, mas com duas ressalvas: está liberado o uso de jogadores sub-20 e é possível fazer cinco substituições na relação ao longo do torneio.

Outra novidade será a Supercopa do Brasil, novo torneio que vai opor o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil no início da temporada seguinte - jogo único em local previamente determinado. A CBF divulgou a criação da nova competição na última quinta-feira.



Fonte: GloboEsporte.com