Valentim comemora boa fase do Vasco, mas diz que existe 'margem grande' para melhorar
Sábado, 16/02/2019 - 18:59
O técnico Alberto Valentim vem dando a volta por cima no Vasco. Pelo menos nos números o treinador conseguiu dar uma melhorada significativa. Se em 19 jogos na temporada passada, Valentim conseguiu apenas 4 vitórias, esse ano o técnico está invicto. São 6 vitórias e um empate, chegando a decisão da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento. Evidentemente o nível dos adversários é menor, entretanto o rival Flamengo, mesmo recheado de estrelas, não obteve o mesmo desempenho. Apesar do bom momento, Alberto Valentim mantém os pés no chão afirmando que o time tem muito melhorar.

"Nós estamos no inicio da temporada e conseguimos fazer um começo de campeonato muito bom. Mas nós temos uma margem grande para melhorar e eles sabem. Estou satisfeito, mas estamos começando um trabalho".

Estabilidade defensiva é ponto forte

A grande qualidade do Vasco nesse início de ano é o sistema defensivo. A equipe sofreu 4 gols em 7 jogos e em apenas 2 foi vazado, melhor desempenho na década atual. Se a retaguarda se destaca, o ataque não decepciona. O Vasco marcou gols em todos os jogos e possui um dado bem interessante. Segundo o "Footstats Premium", site especializado em estatísticas, o time de Alberto Valentim precisa trocar em média 27 passes para marcar um gol. O menor número dentre os grandes do Brasil. Isso mostra a verticalidade e o jogo direto do Vasco, que usa Maxi López com maestria nesse tipo de jogada. Mérito de Valentim que soube usar o que o elenco tem de melhor. Outro detalhe importante é que as vitórias vieram mesmo com o Vasco rodando bem o elenco nesse início de temporada. Mais de 25 jogadores já foram utilizados.

Vale lembrar que Alberto Valentim não era a primeira opção de técnico para 2019. O presidente Alexandre Campello chegou a negociar com Abel Braga, mas o treinador fechou com o Flamengo.

Reforços já começam a dar resultados

O Vasco foi um dos clubes que mais contrataram nesse início de temporada. Ao todo, 9 jogadores chegaram. São eles, os laterais Cláudio Winck, Raul Cáceres e Danilo Barcelos, os volantes Lucas Mineiro e Fellipe Bastos, os meias Yan Sasse e Bruno César e os atacantes Ribamar e Rossi. Mas, apenas Rossi e Fellipe Bastos não estrearam. No entanto, os dois devem ser relacionados na decisão da Taça Guanabara. É bem verdade que alguns ainda não se destacaram, porém dois foram grandes achados. Lucas Mineiro e Raul Cáceres estão se destacando bastante, já caindo nas graças dos vascaínos.

Titular está fora da decisão

Mas, nem tudo se resume a boas notícias no Vasco. O Thiago Galhardo sentiu incômodo na coxa direita logo acima do joelho durante o último jogo. Permaneceu em tratamento no DM nos últimos dias e preferimos realizar uma ressonância para ter uma avaliação mais profunda. Foi evidenciado um edema muscular e por isso ele não será relacionado.



Fonte: Esporte 24 Horas