Clássico deste sábado marca também o duelo entre as 2 melhores defesas do Estadual
Sábado, 02/02/2019 - 17:34
O clássico entre Vasco e Fluminense neste sábado, em Brasília, terá um componente interessante a ser observado: além da rivalidade e do bom momento das duas equipes, será um teste de fogo para seus técnicos, de perfis modernos, mas de estilos diferentes.

Se Fernando Diniz chegou ao Fluminense com a proposta mais extrema de valorizar a posse de bola e a troca de passes de sua equipe, Alberto Valentim tem no Vasco um estilo também moderno, mas um pouco mais pragmático. Quem vai levar a melhor?

Conhecendo os estilos

Diniz trouxe ao Fluminense seu conceito de jogo baseado na posse de bola. Ele exige de seus jogadores uma saída limpa, com trocas de passes envolvendo até o goleiro e com chutões somente quando necessário. Com a bola chegando no chão ao campo ofensivo, a ideia é acelerar, com movimentação e passes rápidos. Até agora tem dado resultado: o Fluminense é o time que mais fez gols até agora no Campeonato Carioca: 12 em quatro jogos.

- Não é um jogo arriscado como as pessoas pensam. O jogador quando se sente desconfortável pode chutar a bola para frente e a gente vai tentar buscar a segunda bola depois. Quando for possível, vamos jogar. É um jogo de inteligência - explicou o treinador na última coletiva.

O Vasco de Valentim é mais conservador. O técnico quer uma equipe competitiva, que marque muito forte, mas que também tente propor o jogo. Até o momento, o ataque funciona a contento, embora com alguns períodos em que a criatividade desaparece. A defesa, porém, está em alta: sofreu apenas dois gols em quatro partidas - é a menos vazada, junto com Bangu e Fluminense.

- Quero um time com uma pegada muito forte na parte defensiva, muito organizado. Acredito que eu tenha colocado isso em alguns jogos, mesmo em dificuldade na tabela do ano passado. Um time que vai buscar a vitória, alternando posse de bola, mas com velocidade. Essa é a ideia que eu tenho - afirmou Valentim, em entrevista ao GloboEsporte.com durante a pré-temporada.

O duelo

O grande xis da questão será na saída de bola. Valentim tem como ideia de jogo pressionar forte e marcar no campo do adversário. Como o Fluminense conseguirá se desvencilhar do adversário sem dar chutões?

Se o Fluminense conseguir, terá pela frente uma defesa mais exposta, para que possa aproveitar a velocidade de seu ataque. Caso contrário, o Vasco terá a bola perto do gol rival, sem a necessidade de grande construção de jogo - algo que ainda tem estado em falta no Cruz-Maltino.



Jogadores-chave

Lucas Mineiro é o reforço do Vasco que mais rápido apresentou resultado em campo. Volante alto e de bom passe, tornou-se rapidamente o gestor do jogo cruz-maltino pelo meio. Todas as bolas passam por ele no início das jogadas. Será também o responsável por "bater" a marcação com Bruno Silva, principal desafogo do Fluminense.

Yony González é o grande destaque do Fluminense neste início de ano. Rápido e habilidoso, o colombiano, que costumava atuar pelas pontas no Junior Barranquilla-COL, foi colocado como centroavante por Diniz. E sua entrada deu outra cara ao time. Aliando força física, movimentação e boa finalização, tem sido peça-chave para a fluidez do ataque tricolor. Com desgaste físico com a sequência de jogos, ainda não está confirmado como titular, mas é a referência ofensiva da equipe.

Fonte: GloboEsporte.com