VASCÃO VENCE O AMERICANO E SEGUE LÍDER NA TAÇA GUANABARA: 1 A 0
Domingo, 27/01/2019 - 21:29
O Vasco conquistou uma vitória sofrida sobre o Americano, por 1 a 0, neste domingo, em São Januário. A partida, válida pelo primeiro turno da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca, teve um Vasco pouco criativo e um Americano retrancado no primeiro tempo sem gols. Na segunda etapa, o Vasco desencantou aos dois minutos com Marrony, e parecia que venceria sem dificuldades.

Entretanto, o volante Andrey foi expulso aos 13 minutos, e, com um a menos em campo, a equipe de São Januário teve de suportar a pressão do Americano até o final.

O resultado mantém o Vasco líder isolado do Grupo B com nove pontos, dois a mais que o Fluminense. Já o Americano, após a segunda derrota seguida, caiu para a quarta posição, e se manteve com três pontos.

Na próxima rodada, na quarta-feira, o Vasco visita a Portuguesa, em Moça Bonita, e o Americano recebe o Volta Redonda, em Saquarema.

O JOGO

O Vasco foi para o duelo contra o Americano com uma equipe muito modificada em relação a que venceu os dois primeiros jogos da Taça Guanabara. Rodando o elenco neste início de temporada, o técnico Alberto Valentim colocou em campo desde o início nomes como Thiago Galhardo e Yago Pikachu, além de mudar a dupla de zaga e tirar o centroavante Ribamar do time.

Mesmo com as mudanças, o Vasco entrou em campo em São Januário como franco favorito para a partida. Prevenido, o técnico do Americano, Josué Teixeira armou uma forte retranca, mantendo somente um jogador na frente e recuando toda a equipe quando o adversário tinha a bola.

O resultado foi um primeiro tempo com poucas jogadas de ataque, e os dois goleiros quase não tiveram trabalho. O Vasco não acertou uma conclusão sequer em gol, enquanto o Americano teve um chute de longe aos 35, de Júnior Santos, que soltou uma bomba que assustou Fernando Miguel.

O primeiro lance de perigo foi aos 12. Pikachu bateu escanteio e o zagueiro Ricardo tentou a cabeçada. Passou pertomas foi para fora.

Aos 25, Andrey puxou o contra-ataque, avançou em velocidade e soltou um balaço de longe, mas errou o alvo e a bola saiu à direita do gol de Luís Henrique.

Aos 50, Marrony escapa pela esquerda e cruza rasteiro para Thiago Galhardo na área. O meia tentou bater de primeira, mas isolou a bola.

O jogo mudou logo no início do segundo tempo. Com dois minutos de bola rolando, Lucas Mineiro, do grande círculo, fez lançamento milimétrico para Pikachu na ponta direita. O meia deu dois toques na bola, um para matar e outro para cruzar na medida para Marrony que entrava pelo meio da área. O atacante acertou bela cabeçada e abriu o placar.

Pressão do Vasco. Aos cinco, o lateral Henrique avançou pela esquerda e cruzou rasteiro na área. Yan Sasse tenta a conclusão de primeira e a bola explode na zaga. No rebote, Thiago Galhardo domina e chuta, mas a bola volta a bater na zaga.

Quando tudo apontava para um placar mais elástico para o Vasco, o volante Andrey cometeu duas faltas violentas em sequência e levou dois amarelos. Expulso, deixou o Vasco com um a menos em campo.

Com a vantagem numérica, o Americano acordou e foi para o jogo, enquanto o Vasco recuou e se limitou a tentar os contra-ataques.

Aos 17, Júnior Santos tenta mais uma vez de longe, e desta vez quase o montinho artilheiro engana Fernando Miguel.

Depois dos 30, a pressão da equipe de Campos aumentou. Aos 35, Jogada de Romário pela direita, Júnior Santos recebe mas manda para fora.

No minuto seguinte, Vandinho acerta um balaço e Fernando Miguel cede o escanteio. Cobrança curta e Léo Rosa levanta na área, mas Henrique corta e manda novamente pela linha de fundo. Léo Rosa cobra, Admilton chuta cruzado e Di Maria tenta empurrar para o gol, mas Fernando Miguel consegue fazer a defesa.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 AMERICANO

Local: São Januário, no Rio de janeiro (RJ)
Data: 27 de janeiro de 2019, domingo
Hora: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Carlos Henrique Alves e Rafael Gomes Rosa

Cartões Amarelos: Andrey, Fernando Miguel (Vasco); Luis Henrique, Digão (Americano)
Cartão Vermelho: Andrey (Vasco)

Renda: R$ 194.424,00
Público: 7.840 (7.542 pagantes)

Gols:
VASCO: Marrony, aos 2 min do 2º tempo

VASCO: Fernando Miguel, Cáceres, Luiz Gustavo, Ricardo (Kainandro) e Henrique; Lucas Mineiro, Andrey, Thiago Galhardo e Yago Pikachu; Marrony (Rodrigo) e Yan Sasse (Moresche)
Técnico: Alberto Valentim

AMERICANO: Luis Henrique, Léo Rosa, Admilton, Gabriel e Digão (Neto); Abuda, Vandinho, Júnior Santos e Gustavo Tonoli (Paulo Vitor); Romário e Dedé (Di María)
Técnico: Josué Teixeira

VÍDEO



GALERIA



ESTATÍSTICAS



TROFÉU NETVASCO 2019

Dê suas notas agora!
Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Marrony7.13*7.24
Yago Pikachu6.67*6.00
Lucas Mineiro6.57*6.33
Fernando Miguel6.35*6.30
Ricardo Graça6.25*6.25
Raúl Cáceres5.64*6.01
Luiz Gustavo5.63*5.27
Thiago Galhardo5.37*6.46
Henrique5.35*5.35
10ºMatheus Moresche5.02*5.65
11ºRodrigo Fernandes4.78*4.78
12ºYan Sasse4.75*5.60
13ºKainandro4.37*4.37
14ºAndrey3.85*3.85

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 4010 | Ranking 2019


Fonte: Gazeta Esportiva (texto, ficha), GloboEsporte.com (vídeo), Flickr oficial do Vasco (fotos), FFERJ (estatísticas)