Juniores: Veja alguns números da Copa São Paulo 2019
Sábado, 26/01/2019 - 17:06
Vinte e três dias depois do pontapé inicial, chegou ao fim a 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com 255 jogos divididos em 32 grupos e 7 fases, o campeão São Paulo e o vice, Vasco, entraram em campo nove vezes no período na busca pelo caneco – ou seja, tiveram, em média, apenas 2 dias e meio de descanso entre as partidas.

A grande quantidade de jogos no curto espaço de tempo já revela um segundo número interessante. A maior parte dos gols aconteceu no segundo tempo, com as equipes já desgastadas. Foram 327 gols na primeira etapa contra 411 na parte final.

Artilharia de peso

Se o futebol brasileiro vive um jejum de grandes artilheiros Copinha, definitivamente, é o berço dos artilheiros. Na decisão de 2019 São Paulo e Vasco colocaram frente a frente os dois maiores goleadores do torneio, Gabriel Novaes, com 10 gols, e Tiago Reis, com 9.

Os dois atacantes, aliás, têm algo em comum: ambos conseguiram fazer um hat-trick na competição. Primeiro o são-paulino, na vitória por 3 a 0 contra o Rio Claro, depois o vascaíno, na goleada por 4 a 0 em cima do Juventude.

Durante toda Copa SP foram 12 "hat-tricks". Mas só um atleta conseguiu ultrapassar a marca dos três gols, anotando quatro em 90 minutos: Matheus Davó, o dono do jogo na vitória do Guarani por 5 a 0 sobre o Internacional, em partida válida pela Terceira Fase, a segunda do mata-mata.

Veja abaixo alguns dos números da Copinha levantados pelo GloboEsporte.com:

255 jogos
738 gols
Média de 2,89 gols por jogo
O dia com mais gols na Copinha foi 3 de janeiro, quando as redes foram balançadas 149 vezes
63 goleadas (jogos com mais de três gols de diferença)
Mesmo com goleadas, a maioria das vitórias foi por apenas um gol de diferença, fato que se repetiu 82 vezes, seguido por 61 empates, como o da final entre São Paulo 2 x 2 Vasco.
Em 16 partidas a diferença de gols entre as equipes foi de pelo menos 5 gols
A maior goleada foi Corinthians 8 x 0 Visão Celeste-RN
O jogo com mais gols foi São Paulo 7 x 2 Holanda-AM
O melhor ataque da Copa SP foi o do Corinthians, com 29 gols marcados*
O artilheiro da Copinha é Gabriel Novaes, do São Paulo, com 10 gols marcados, seguido de perto por Tiago Reis, com 9.

*Corinthians foi eliminado nas semifinais

Fonte: GloboEsporte.com