Luxemburgo se diz arrependido por não ter levado Romário, então no Vasco, para Olimpíada de Sydney em 2000
Sábado, 26/01/2019 - 15:54
O técnio Vanderlei Luxemburgo, de 66 anos, foi o entrevistado do mês de janeiro do programa "Grande Círculo", que vai ao ar neste sábado, às 20h, no Sportv. Cinco vezes campeão brasileiro, 13 vezes campeão estadual (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco) e vencedor de uma Copa América com a seleção brasileira, Luxemburgo foi sabatinado pelo apresentador Milton Leite e por uma bancada formada por Mauro Naves, Bárbara Coelho, Marcos Uchoa, Roberto Kovalick, Casagrade e Martín Fernandez.

Luxemburgo falou sobre os altos e baixos de sua carreira, os títulos e as polêmicas. E deu sua versão para o fato de estar há mais de um ano sem dirigir um time – seu último trabalho foi no Sport, interrompido em outubro de 2017.

– Futebol. Se pegarmos lá atrás, não é um privilégio meu. Se você pegar o Zagallo, depois da Copa do Mundo de 1974, quanto tempo ele demorou para pegar um outro clube. Se você pegar o Telê Santana, houve sempre uma demora. Eu tive propostas para trabalhar. E não quis trabalhar. Eu fui para o Sport com uma proposta diferente, de trazer o Sport para o nível nacional, ficar ali entre as equipes que disputam Libertadores, Copa do Brasil. E a proposta seria para o ano seguinte. Eu sabia que o trabalho teria dificuldades. Mas o futebol não permite isso. Não existe pensar no ano seguinte [...] Deu tudo ao contrário, e eu falei: "Eu não quero arriscar de novo". Ou eu trabalho num lugar onde vou disputar títulos, Libertadores, ou não vou mais. [...] Eu optei pro ficar parado, até existir uma possibilidade legal, de fazer um trabalho em alto nível.

Luxemburgo também se defendeu das polêmicas que cercam sua carreira – a adulteração de identidade, o fato de ter sido investigado pela CPI do Futebol no início dos anos 2000 – e afirmou que o maior erro que cometeu na carreira foi não ter levado Romário para a Olimpíada de Sidney, em 2000, quando a seleção brasileira foi eliminada por Camarões nas quartas de final.

– Eu teria levado o Romário para a Olimpíada. Eu simplesmente acompanhei uma determinação coletiva, de uma reunião, em que decidimos não levar jogadores com mais de 23 anos para a Olimpíada. Aquele time ganho o Pré-Olímpico invicto e todo mundo achou que estava pronto para a Olimpíada. Na CBF tinha o Ricardo [Teixeira], o Marco Antônio [Teixeira, tio de Ricardo], que eram os dois que eu conversava mais. Na Olimpíada passada tinha tido um problema com os jogadores mais velhos. Os mais jovens não aceitaram, teve confusão [...]. Foi uma grande bobagem. Eu tenho condição de administrar o Romário numa competição, e foi o erro que eu cometi. Essa é uma coisa que eu deveria ter feito e não fiz.

Luxemburgo também negou que suas atividades extra-campo tenham prejudicado sua carreira. Garantiu que continua jogando pôquer uma vez por semana e afirmou encara o baralho como "um jogo de estratégia". Por mais de uma vez declarou que "não está aposentado" e disse que pretende escrever um livro quando encerrar a carreira de treinador.

O programa "Grande Círculo", que já teve Tite e Kaká como entrevistados, vai ao neste sábado, às 20h, no Sportv.

Fonte: Sportv.com