Juniores: Mesmo se não for campeão da Copa São Paulo, Vasco aproveitará alguns jogadores nos profissionais em 2019
Quinta-feira, 24/01/2019 - 18:11
O resultado na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior não deve mudar o fato de que os garotos do time sub-20 terão espaço no grupo principal do Vasco. Numa mistura de filosofia e necessidade, o clube de São Januário tem se destacado pelo aproveitamento massivo dos jogadores da base. Seja campeão ou não sexta-feira, contra o São Paulo, no Pacaembu, isso seguirá como mantra.

Para se ter uma ideia, dos 25 jogadores inscritos na Copinha do ano passado, sete já fizeram sua estreia nos profissionais — Rafael França, Marrony, Dudu, Bruno Ritter, Hugo Borges, Moresche e Miranda. Dois deles foram titulares na partida de quarta-feira, contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Estadual.

Na competição passada, foram eliminados nas oitavas de final. Com a chancela de um título da Copinha, o grupo deste ano pode ser ainda mais aproveitado.

- Costumo dizer a eles que o título, se vier, será a cereja do bolo - afirmou o técnico Marcos Valadares.

Desde 2015 que o clube tem priorizado a utilização dos garotos da base - são mantidos no mínimo dez formados em São Januário e ano passado esse número foi de 13. Além de ser uma filosofia de trabalho que o clube preza, é uma necessidade para quem precisa vender jogadores para pagar as contas. De lá para cá, o clube negociou Douglas, Mateus Vital, Paulinho e Evander.

Como comparação, o Flamengo praticamente não aproveitou os garotos campeões da Copa São Paulo ano passado. Foram oito utilizados, mas todos no Campeonato Estadual, quando o time optou por poupar os jogadores principais do elenco. No restante da temporada, não foram experimentados.



Fonte: Extra Online