Alexandre Campello: 'O poder financeiro não dá a nenhum time a certeza de conquista'
Sábado, 19/01/2019 - 14:42
O Campeonato Estadual começa neste sábado, e nunca antes na história do futebol do Rio um dos quatro grandes iniciou a competição com tanta vantagem financeira em relação aos outros três rivais. A supremacia do Flamengo em termos de capacidade de investimento está aí para quem quiser ver. Um muro cada vez mais alto que Botafogo, Fluminense e Vasco tentam escalar novamente este ano. Resta entender como a rivalidade centenária chegou a esse ponto.

Os valores de mercado dos elencos dos quatro times dão a dimensão da disparidade atual, mas também, quando analisados em retrospectiva, desde o começo da década, revelam como cada clube trabalhou a partir de 2011. Se o elenco do Flamengo este ano vale mais do que os de Botafogo, Fluminense e Vasco somados, existe um motivo. Isso passa pela arrecadação cada vez maior do rubro-negro nas cotas de transmissão.

- Especialmente quanto às cotas de TV, algumas disparidades não se justificam. Põe o Flamengo para jogar sem Botafogo, Fluminense e Vasco. Como fica a audiência? - questionou Gustavo Noronha, vice-presidente de futebol do Botafogo.

O alvinegro sabe que o Estadual permite que elencos pouco valiosos cheguem ao topo contra rivais mais ricos. Ano passado, ele eliminou o Flamengo na semifinal e foi campeão sobre o Vasco. Em 2015, o cruz-maltino tinha o elenco menos valioso dos quatro e ainda assim deu a volta olímpica. Mas o presidente vascaíno reconhece que a tendência tem sido o contraste aumentar.

- Toda disparidade atrapalha, e não só no Estadual, mas em todas as competições. Infelizmente, o futebol brasileiro está caminhando para aumentar essa disparidade. De qualquer maneira, o poder financeiro não dá a nenhum time a certeza de conquista — frisou Alexandre Campello.

Flu tem elenco menos valioso

O mantra de que dinheiro e resultados não necessariamente andam juntos também ecoa no Fluminense, cujos valores de mercado dos elencos nos Estaduais retratam a derrocada gradual do time depois do fim do patrocínio da Unimed. Quando entrar em campo hoje, será o clube grande do Rio com o elenco menos valioso.

- Nesta competição, especificamente, sempre haverá um nivelamento. Além da histórica rivalidade, tudo é decidido em um mata-mata e, desta forma, a disparidade financeira influencia menos - afirmou o presidente Pedro Abad.

No Flamengo, o vice-presidente de futebol Marcos Braz não foi encontrado para falar sobre a considerável vantagem do elenco rubro-negro sobre os outros. Após os gastos elevados na gestão Patrícia Amorim, os valores dos elencos foram reduzidos com Eduardo Bandeira de Mello, para dispararem a partir de 2017. Falta seus rivais descobrirem como fazer o mesmo.

Fonte: O Globo Online