CBF amplia Brasileiro Sub-20 e cria Brasileiro e Supercopa Sub-17
Sábado, 12/01/2019 - 14:34
As categorias de base do futebol brasileiro terão agenda cheia em 2019. O número de jogos das categorias sub-17, sub-20 e sub-23 vai saltar de 343 em 2018 para 583, um crescimento de 69%. O aumento será possível graças à ampliação de competições já existentes e à criação de novos torneios. A CBF banca os custos de organização e logística dos campeonatos. Os detalhes sobre as datas ainda estão sendo finalizados.

A maior mudança de formato será no Campeonato Brasileiro Sub-20. Na primeira fase, os 20 clubes não serão mais divididos em quatro grupos com cinco integrantes. Agora, os times jogam todos contra todos em turno único, e os oito melhores avançam para as quartas de final. A alteração fará o número de jogos na competição passar dos atuais 70 para 204.

– Até o ano passado, os times entravam no campeonato com a possibilidade de disputar cinco partidas e serem eliminados. Agora terão pelo menos 19 rodadas garantidas – diz o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

O novo Brasileirão Sub-20 vai começar em junho e terminar em dezembro.

A Copa do Brasil Sub-20 mantém o número de jogos (62) e de times (32), mas mudou o critério de classificação, para permitir que pelo menos um representante de cada Estado possa participar do torneio. A edição de 2019 terá os 27 campeões estaduais da categoria, além de um time dos cinco estados com melhor posição no ranking da CBF. A Copa do Brasil será disputada entre março e maio.

A Supercopa Sub-20 não sofreu alterações: será disputada pelos campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil, com jogos de ida e volta. A Copa do Nordeste Sub-20 e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes (sub-23) também mantiveram tanto o formato quanto o número de participantes.

CBF cria Brasileirão e Supercopa Sub-17

Em 2019 será disputado pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Sub-17, entre abril e junho. O torneio terá os 20 mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes. Hoje, os 20 primeiros da lista são: Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Atlhetico, Internacional, Chapecoense, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Vasco, Bahia, Sport, Vitória, Ponte Preta, América-MG e Coritiba.

Os times serão divididos em duas chaves, com 10 participantes cada. Após turno único contra os rivais do mesmo grupo, os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final. Os mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta.

A Copa do Brasil Sub-17 sofreu a mesma mudança que sua versão Sub-20, para permitir a presença de pelo menos um representante de cada estado. A edição de 2019 será disputada pelos 27 campeões estaduais da categoria, além de um time dos cinco estados com melhor posição no ranking da CBF. O torneio será disputado entre o início de agosto e o fim de setembro.

A CBF também criou uma Supercopa Sub-17, que oporá os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da categoria. Tal qual acontece na Sub-20, este título também será disputado em dois jogos, um na casa de cada finalista.

Fonte: GloboEsporte.com