Vasco segue em 7º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros
Sexta-feira, 21/12/2018 - 06:30
Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Cruzeiro responsáveis pelos maiores crescimentos absolutos no período. Somente os novos inscritos nas redes sociais destes 5 clubes, representaram 51% do volume total de novos seguidores em outubro de 2018.

Motivado pelo título do campeonato brasileiro de 2018, o Palmeiras foi o clube que mais cresceu no combinado entre as redes sociais monitoradas e registrou 135 mil novos seguidores no período. Este volume é mais que o dobro do crescimento do Flamengo, segundo clube em volume de crescimento em novembro. O Palmeiras também liderou o crescimento no Facebook, Instagram (responsável por 66% do crescimento mensal palmeirense) e no YouTube. Inclusive, seu canal oficial no YouTube, a "Palmeiras TV", bateu a marca de 1 milhão de inscritos. Hoje no país apenas Flamengo e Palmeiras possuem mais de 1 milhão de inscritos na plataforma de vídeos.

O Instagram vem se consolidando como a plataforma com maior crescimento entre os clubes de futebol em 2018. Cerca de 75% do crescimento do Flamengo se concentrou no Instagram e o rubro-negro somou, no combinado das quatro plataformas, pouco mais de 55 mil inscritos.

Um dos destaques deste mês é o crescimento em números absolutos do Fortaleza. Motivado, principalmente, pela conquista da Série B, o clube somou cerca de 50 mil novos inscritos, o terceiro maior crescimento entre todos os clubes no país. O clube também esteve entre os três maiores crescimentos em volume de novos usuários no Twitter e no Facebook.

Com 46 mil novos seguidores, o Corinthians foi a quarta equipe em volume de novos seguidores no período e se aproxima de bater a marca de 21 milhões de inscritos no agregado entre as redes monitoradas. Sua conta no Instagram foi responsável por 86% dos novos inscritos no mês.

Há tempos fora ranking digital, o CSA obteve um resultado expressivo, superior a muitos clubes do TOP 20 e, segundo os critérios, passou a figurar no ranking na 37ª posição. O clube alagoano registrou 35 mil novos inscritos no último mês, o que representa uma variação de 15% (a maior variação de crescimento entre todos os clubes monitorados).

O Botafogo e o Sport Recife seguem lutando mês a mês pela 13ª posição no ranking, mas a queda do time pernambucano foi determinante para a perda de posição para o Botafogo, que abriu mais de 7 mil inscritos de diferença para o Sport. O Botafogo também registrou a maior variação de crescimento (0,5%) entre todos os clubes cariocas monitorados.

NOTA: A partir do levantamento referente ao mês de janeiro (que será divulgado no início de fevereiro/2019) a análise passará a considerar mais cinco clubes, totalizando 45 clubes reportados mensalmente em nosso ranking digital.

Confira abaixo o levantamento atual:



Fonte: Ibope Repucom