Beach Soccer: Jorginho disputa último torneio pelo Vasco e quer o título da Libertadores
Sexta-feira, 30/11/2018 - 16:49
Último integrante da primeira geração do futebol de areia brasileiro ainda em atividade, Jorginho está prestes a se aposentar. Aos 44 anos, o lendário jogador disputa a fase final da Libertadores a partir desta sexta, no Parque Olímpico da Barra, no Rio. Buscando o tricampeonato, o Vasco, clube de Jorginho, enfrenta o Bella Vista, do Uruguai, às 17h, pelas quartas de final. Após a Libertadores, o craque ainda faz dois eventos de despedida pela seleção em janeiro.

- São 19 anos de Vasco e chegou a hora de parar. Ganhei todos os títulos possíveis pelo clube e, há sete anos, o Vasco é líder do ranking brasileiro. Hoje, felizmente, tenho o reconhecimento da torcida. Mas quero mais, quero me despedir com o título da Libertadores no domingo - disse Jorginho.

Ex-colega de seleção de Zico, Júnior, Cláudio Adão, Edinho e Júnior Negão, Jorginho atravessou gerações. Nascido em Belém (PA), o craque chegou ao Rio ainda criança. Seu início no futebol de areia foi no Juventus de Copacabana. Descoberto por Júnior, ele recebeu o convite para jogar na seleção em meados dos anos 90 e não parou mais.

- Sou grato ao Júnior por tudo o que aconteceu na minha carreira. Em 1994 eu já estava na seleção. Peguei aquela época em que os ídolos do futebol de campo iam para o futebol de areia para dar visibilidade. Joguei também com Marcelinho Carioca e Edmundo. Depois dessa fase, o esporte começou a mudar e hoje ele é disputado por jogadores que atuam só na areia - lembrou.

Fugindo à regra da maioria dos atletas do seu esporte, Jorginho teve apenas um clube na carreira profissional. Foi em 1999 que ele chegou ao Vasco para não sair mais. Pelo clube da Colina, o craque conquistou inúmeros títulos, com destaque para o Mundial Interclubes em 2011.

- Aquele foi um título muito significativo, porque marcou a volta definitiva dos clubes de camisa ao futebol de areia. Mas os títulos da Libertadores em 2016 e 2017 também foram muito importantes. Fechar a carreira com esse tricampeonato seria maravilhoso - destacou.

Eleito o melhor jogador do mundo em três oportunidades, Jorginho também teve um currículo invejável pela seleção. Mesmo afastando-se das convocações por quatro anos por motivos políticos, ele conquistou oito Copas do Mundo, sete Mundialitos e nove edições da Copa América. Com um físico privilegiado, ele dá a receita para a longevidade.

- Meu físico ajuda muito, porque eu sou um atleta magro, sem tendência para engordar. Mas o principal de tudo é o meu amor pelo esporte. É essa vontade de jogar e de vencer que me trouxe até aqui - comentou.

Apesar de realizado em termos de conquistas, Jorginho está deixando o futebol de areia com uma frustração. Crítico do calendário nacional, ele lamenta que os clubes brasileiros fiquem muito tempo parados ao longo da temporada.

- Pode me chamar de chato, mas vou sempre brigar por isso. O futebol de areia brasileiro precisa de um calendário adequado. Os times jogam campeonatos e depois ficam vários meses sem competir. Os jogadores vão para fora do país para se manter, isso é muito ruim. Além de prejudicar na formação de novos ídolos, essa falta de organização acaba afastando os apoiadores - criticou.

Além de Vasco x Bella Vista, a fase quartas de final da Libertadores terá: Hamacas (Bolívia) x Acassuso (Argentina), Sampaio Corrêa x Puerta del Lago (Paraguai) e Vitória x La 25 Export (Colômbia). No sábado, o SporTV transmite as semifinais a partir das 10h30. No domingo, a disputa do terceiro lugar e final terão transmissão do SporTV3 a partir das 9h45.



Fonte: GloboEsporte.com