VASCÃO VENCE O SÃO PAULO EM SÃO JANUÁRIO: 2 A 0
Quinta-feira, 22/11/2018 - 21:57
O Vasco fez São Januário pulsar na noite desta quinta-feira. Jogando com muita alma, o time derrotou o São Paulo por 2 a 0 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram do volante Andrey e do meia Yago Pikachu.

Ainda ameaçado pelo rebaixamento, o time cruzmaltino tem agora 42 pontos, na 14ª colocação. Está a quatro pontos do Sport, o primeiro clube na zona da degola, faltando duas rodadas para a conclusão do Nacional.

Nas próximas rodadas, o Vasco jogará com o Palmeiras, que está em busca da confirmação do título brasileiro, em São Januário, já neste domingo, e contra o Ceará, em Fortaleza, time que luta contra a queda, no outro fim de semana.

Se de um lado do jogo o sentimento foi de alivio, do outro foi de total frustração. O São Paulo poderia terminar a rodada dentro do G-4, grupos dos que se classificam diretamente para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

A chance era boa porque o Grêmio, atualmente quarto colocado, perdeu para o Flamengo no dia anterior. Mas com o revés paulistano a classificação permaneceu igual: os gremistas, em quarto, e os são-paulinos, em quinto, com 62 pontos.

A equipe do Morumbi tem mais dois compromissos em busca do G-4. Na próxima segunda-feira receberá o Sport (adversário do Vasco na briga contra o rebaixamento) em casa. Depois jogará com a Chapecoense, em Chapecó, dia 2 de dezembro.

O JOGO

Em situação tensa na tabela, o Vasco mostrou atitude em campo. Buscou o ataque, criou jogadas e marcou o São Paulo de forma dura. Nas arquibancadas, a torcida também refletiu a força do time e deixou o ambiente favorável para a equipe.

Até mesmo Nenê, que jogou no Vasco de 2015 até janeiro deste ano, não foi poupado. Recebeu vaias e xingamentos cada vez que esteve com o controle de bola. É bem verdade que a relação dele com se desgastou bastante no clube.

Diante desse cenário, o time da casa pressionou até chegar ao gol, aos 17 minutos do primeiro tempo.

E o gol saiu em um erro defensivo do São Paulo. O volante Jucilei tentou sair jogando e tocou a bola sem força para Hudson, na intermediária. O volante Andrey aproveitou, retomou o controle dela e bateu no gol. Jean tentou, mas não alcançou.

Mesmo depois do gol o Vasco não deixou o São Paulo jogar. Na verdade, a equipe paulistana teve uma grande chance, que foi aos 20 minutos, quando Reinaldo chutou de fora da área. Mesmo assim a bola desviou e não ameaçou tanto Fernando Miguel.

Este foi o tom do segundo tempo em São Januário. Para obter os três preciosos pontos, o Vasco buscou se fechar na defesa, com uma marcação dura, explorando os contra-ataques quando possível.

A postura cruzmaltina deu algumas brechas para o São Paulo, que quase empatou com um chute de Reinaldo, aos 3 minutos. Depois, aos 23, Nenê cobrou falta com estremo perigo e ela passou perto do gol.

Mas, no geral, o time tricolor ficou muito com a bola e pouco criou.

O Vasco chegou a fazer um segundo gol, aos 40 minutos, mas ele foi anulado pela arbitragem porque Willian Maranhão fez falta em Bruno Alves e Jucilei (saltou por cima dos adversários).

Depois, foi o São Paulo quem quase marcou. Shaylon cobrou falta na área e Rodrigo Caio cabeceou a bola firme para o gol. O goleiro Fernando Miguel salvou um gol certo.

Aos 49, Yago Pikachu deu tranquilidade para a torcida cruzmaltina e fez o segundo do Vasco. Foi uma bela trama ofensiva. Começou com um rápido desarme de Thiago Galhardo em Shaylon. Ele entregou a bola para Yago Pikachu, que tabelou com Máxi Lopez e recebeu na cara do gol. Na sequência, finalizou cruzado e marcou.

GALERIA



VÍDEO



FICHA TÉCNICA

VASCO X SÃO PAULO
CAMPEONATO BRASILEIRO 2018 - 36ª RODADA


DATA: quinta-feira, 22/11/2018
HORÁRIO: 20h (de Brasília)
LOCAL: estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
PÚBLICO: 14.426 pagantes
RENDA: R$ 354.345,00
ÁRBITRO: Anderson Daronco (RS / Fifa)
ASSISTENTES: Rafael da Silva Alves (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
GOLS: Andrey (VAS), aos 17 minutos do 1º tempo; Yago Pikachu (VAS), aos 49 minutos do 2º tempo
CARTÃO AMARELO: Desábato e Luiz Gustavo (VAS); Antony, Bruno Peres, Hudson e Rodrigo Caio (SPO)

VASCO: Fernando Miguel; Luiz Gustavo, Werley (Oswaldo Henríquez), Leandro Castán e Henrique; Desábato (Willian Maranhão), Andrey, Yago Pikachu e Thiago Galhardo; Kelvin (Caio Monteiro) e Maxi López. Técnico: Fernando Miranda (substituindo Alberto Valentim, suspenso)

SÃO PAULO: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Rodrigo Caio e Reinaldo; Jucilei, Hudson (Shaylon) e Nenê; Helinho (Antony), Tréllez (Pedro Bortoluzo) e Éverton. Técnico: André Jardine

TROFÉU NETVASCO 2018

Dê suas notas agora!
Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Fernando Miguel8.256.00
Yago Pikachu8.146.10
Andrey8.1114º5.09
Maxi López7.585.95
Thiago Galhardo7.545.75
Luiz Gustavo7.1911º5.18
Leandro Castan7.045.63
Werley6.3223º4.48
Leandro Desábato5.6010º5.29
10ºKelvin5.5829º4.16
11ºHenrique5.5122º4.51
12ºOswaldo Henríquez5.1016º4.86
13ºWillian Maranhão4.8124º4.36
14ºCaio Monteiro4.7031º4.03

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1347 | Ranking 2018

Fonte: ESPN.com.br (texto, ficha), GloboEsporte.com (vídeos), Flickr oficial do Vasco (fotos)