Campello diz que não vai alterar balanço do Vasco; Roberto Monteiro discorda
Sexta-feira, 09/11/2018 - 19:04
Depois de o Conselho Deliberativo do Vasco aprovar na noite de quinta-feira as contas de 2017 assinadas por Eurico Miranda, o presidente Alexandre Campello disse, em entrevista ao GloboEsporte.com nesta sexta-feira, que não fará alterações "significativas" no balanço financeiro do Vasco, publicado no site oficial do clube em abril (veja, no fim da matéria, a diferença entre balanço e prestação de contas).

Durante a conversa, na sala da presidência do Vasco, Alexandre Campello explicou que recebe a aprovação como uma "recomendação" de alteração do Conselho Fiscal, mas que não vê obrigatoriedade.

- Esse é um julgamento da diretoria administrativa. Existe outra polêmica em cima disso. As pessoas estão dizendo que essas contas do Eurico irão influenciar no balanço, alterar o balanço. Isso é maldade e uma forma de a oposição criar suspeitas, de criar celeuma. De criar dificuldades para a atual gestão. Isso não existe (...). O balanço é aquele e ponto - disse.

Procurado pelo GloboEsporte.com, o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Roberto Monteiro, rebateu Campello e garantiu que, na sua visão, a diretoria do clube precisa fazer as alterações no balanço de acordo com o que foi aprovado no Conselho Deliberativo na noite de quinta-feira.

- Tem de fazer a retificação do balanço. Ele vai ter de fazer uma retificação dos números. Isso ele vai ter de fazer. Como ele vai fazer, tecnicamente, é com ele - disse Roberto Monteiro.

O presidente Alexandre Campello também alegou que pode fazer alterações pequenas no balanço, mas não readequá-lo por causa das contas de Eurico Miranda.

- (Pode aparecer) alguma ação Judicial que, no decorrer do processo, o Vasco venha a ser penalizado e que esse valor se altere. Com correções, que passe de R$ 1 milhão para R$ 1,2 milhão. Essa correção tem de ser colocada no balanço. Esse é um ajuste possível. É um ajuste fino, não um balanço como um todo.

Campello não vê chance de o Vasco ter problemas com o Profut em razão do balanço aprovado na quinta-feira. Profut é uma lei que busca garantir a responsabilidade fiscal dos clubes brasileiros, com o parcelamento da dívida de impostos, por exemplo. Para se manter no programa, é preciso seguir uma série de regras determinadas pelo Governo, como ter as contas aprovadas.

- O que vale para o Profut é o que nós publicamos. Qualquer outra discussão interna não vale para o Profut. O que vale é o que foi enviado para a Receita, para a CBF, para o Profut. O que vale é o documento oficial. O que vale para o Profut é o que eu respondo e, obviamente, se as contas foram aprovadas ou não. Não mudou absolutamente nada para mim. Nosso foco é a gestão.

Questionado sobre um possível isolamento político, já que viu presidentes de todos os poderes (Roberto Monteiro, Eurico Miranda e Edmilson Valentim) irem a favor das contas de Eurico Miranda e elas serem aprovadas, Campello disse acreditar que sai até fortalecido da reunião do Conselho Deliberativo. O presidente também explicou por que se absteve de votar.

- Não vejo isolamento. Acho que saímos fortalecidos, porque defendemos nossa posição dentro do Conselho Deliberativo e prevaleceu a defesa que eu fiz, de que o balanço do Vasco é o que foi publicado. Acho que saímos fortalecidos disso. Nos mantivemos firmes na nossa posição. Fomos democráticos. A minha abstenção tinha exatamente a intenção de deixar as pessoas livres para votar de acordo com sua consciência e criar algum constrangimento entre os poderes.

Prestação de contas ou balanço?

O balanço é um documento com informações contábeis, previsão/resultado, análise e todos os detalhes de todas as movimentações financeiras do Cruz-Maltino no ano passado.

A prestação de contas, que é parte deste balanço, é entregue com documentos que justifiquem todas as movimentações financeiras - a compra de um equipamento, a compra de um jogador. No Conselho Deliberativo, os conselheiros aprovaram as contas de Eurico Miranda, que teriam, de acordo com Roberto Monteiro, de ser substituídas no balanço publicado por Alexandre Campello.



Fonte: GloboEsporte.com