Pesquisa com designers elege número da camisa do Vasco o 2º pior para leitura das séries A e B
Terça-feira, 06/11/2018 - 14:29


"Número é informação, e não perfumaria". Assim o narrador do SporTv Odinei Ribeiro fala no ar quando tem dificuldade de identificar qual o número da camisa de algum jogador durante as transmissões. Na profissão dele, essa leitura é fundamental, e quando há alguma interferência visual que a atrapalhe, seu trabalho acaba prejudicado.

- Esse é um problema eterno que os narradores enfrentam nos campeonatos pelo Brasil. - Linhares Júnior, narrador do SporTv

E se para os narradores televisivos o problema é grande, a coisa piora quando se trata dos que trabalham nas rádios. "A gente precisa identificar na hora, não tem um recurso a mais", afirma o radialista da Rádio Globo de São Paulo Marcelo do Ó, se referindo aos monitores que auxiliam nas transmissões de TV.

Pesquisa

Para avaliar quais os uniformes têm a melhor e a pior leitura dos números, enviamos imagens das camisas titular e reserva usadas (até setembro) pelos 40 times das Séries A e B do Brasileirão para designers darem notas considerando três quesitos:

Contraste

Algumas combinações de cor deixam a leitura mais difícil, principalmente a uma distância considerável. Não é à toa que placas de trânsito usam cores específicas para permitir que o motorista não apenas as enxergue de longe, mas também de maneira veloz.



"Camisas douradas com números pretos são terríveis em jogos noturnos. Os números prateados em camisas brancas também são difíceis." - relata o narrador Linhares Júnior.

Legibilidade

Fator decisivo na leitura, o desenho do número utilizado também faz diferença. Neste caso, o ideal fica no equilíbrio da fonte, ou seja, nem tão grossa e nem tão fina. "Alguns números estilizados também embaralham", lembra Cleber Machado, narrador da TV Globo.



Ainda dentro desse aspecto, o tamanho também é importante, afinal, números menores dificultam o entendimento de narradores e torcedores. "Um uniforme que tem problemas de visualização é do Oeste. Os números são muito pequenos: 3, 5, 6, 8 e 9, de longe, parecem ser a mesma coisa", acrescenta Linhares Júnior.

- Os times que usam camisas com listras verticais normalmente oferecem maior dificuldade, principalmente quando os números são finos e/ou de cor que não cause contraste. - Hugo Lago, narrador da Rádio Globo

Interferência visual

O terceiro aspecto avaliado foi a respeito da interferência causada por listras horizontais, verticais e faixas nos desenhos dos uniformes. "Todos com listras são difíceis", afirma o narrador do SporTV Julio Oliveira.



Números inseridos em fundos lisos têm mais leitura, e é por isso que muitas vezes é usado como artifício uma camada lisa entre as listras e o número. "No momento o pior é o River Plate", lembra o narrador do SporTv Luis Mucio. "Mas o número vermelho de listras do São Paulo em vermelho e em cima das faixas da camisa também fica ruim", completa.

- O bom é o número visível, limpo, sem estar atravessado por faixas. - Luiz Penido, narrador da Rádio Globo.

Veja como ficou o ranking

Os 80 uniformes dos 40 times foram avaliados por profissionais com notas de 1 a 10, sendo que o valor máximo de pontos poderia chegar a 610, e o mínimo 61.



Notas das camisas dos times somadas

Com um total de 1.220 pontos possíveis, assim ficou a classificação final por clubes que possuem a melhor leitura de números em suas camisas:



Fonte: GloboEsporte.com