Basquete Base: Vasco passa pelo Praia Clube e faz semi da Copa Brasil Sub-18 nesta 6ª contra o Pinheiros
Sexta-feira, 19/10/2018 - 01:43
O Minas Tênis Clube (MG) e o Clube Esperia (SP) agitaram o ginásio da Copa Brasil Sub-18 Masculina - 2018. Em um jogo acirrado, a equipe mineira levou a melhor e superou o seu adversário, nesta quinta-feira (18 de outubro), por 69 a 52, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. As duas principais equipes de dois estados vizinhos, mostraram rivalidade em quadra e sonham com uma vaga na final da maior competição de base do país.

De olho no troféu, a equipe do técnico Felipe Freitas já enfrentou o Náutico (PE), a AEGEB (GO) e o Esperia (SP), vencendo todos os confrontos. Garantido nas semifinais, o Minas aguarda a conclusão da rodada desta quinta-feira para conhecer o seu próximo adversário.

"Esses meninos estão dando o máximo e eu estou super orgulhoso. Tivemos algumas oscilações durante a competição, mas agora estamos acertando os detalhes defensivos para avançar ainda mais. O esforço está sendo máximo, na parte tática, técnico e mental. Agora é buscar as oportunidades de cestas fáceis para tentar pontuar sempre", explicou o treinador.

Líder do time dentro e fora da quadra, o camisa 26, Gabriel Cunha, foi novamente o cestinha da partida. Com 16 pontos, seis rebotes e quatro assistências, o jogador ajudou na vitória do time mineiro.

"Esses meninos estão tendo uma oportunidade maravilhosa, porque em nossa cidade não temos competição Sub-19. E o CBC com essa competição fomentou os torneios Sub-19 em Minas Gerais. Então, isso ajuda a trabalhar ainda mais esses meninos e prepará-los para as próximas categorias", destacou Freitas.

Já o Clube Esperia entrou em quadra com emoção e aproveitando cada momento da partida. Mesmo com a derrota, o técnico Antônio Osmar aproveitou para parabenizar os atletas que formam a base e contar a história do clube.

"Nós estamos nos constituindo ainda, estamos em formação e estou muito feliz com o desempenho desses meninos. O objetivo inicial era ficar entre os oito primeiros colocados, e hoje já estamos. A Copa Brasil está nos possibilitando uma visibilidade a nível nacional incrível. O Esperia é uma equipe tradiiconal em São Paulo, somos o time que fundou a Federação Paulista e com grande importância no cenário do basquete. Estamos nos valorizando demais nesse torneio, e agora é buscar o nosso melhor daqui para frente", finalizou o técnico.

A competição, que vai até domingo (21 de outubro), é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Semifinalistas

Estão definidos os semifinalistas da Copa Brasil Sub-18 Masculina – 2018: Vasco da Gama (RJ), CR Flamengo (RJ) e EC Pinheiros (SP), além do já citado Minas Tênis Clube (MG), que também venceram, nesta quinta-feira (18 de outubro), seus compromissos válidos pelas quartas-de-final e seguem na luta pelo título.

O CR Vasco da Gama (RJ) passou pelo Praia Clube (MG), por 59 a 43 (26 a 19 no primeiro tempo). Os cestinhas foram Gabriel Santos (15 pontos, 06 rebotes, 06 assistências e 06 bolas recuperadas) e Lucas Ferreira (13 pontos, 07 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), pelo cruzmaltino; Pablo Soares (17 pontos, 05 rebotes, 01 assistência, 01 bola recuperada e 01 bloqueio) e Brian Alvares (08 pontos, 11 rebotes, 03 assistências e 01 bola recuperada), em favor do representante mineiro.

Já o CR Flamengo (RJ) derrotou a Sociedade Thalia (PR), por 75 a 49 (39 a 31 no primeiro tempo). Os atletas mais efetivos foram Ruan Miranda (19 pontos, 11 rebotes, 01 bola recuperada e 02 bloqueios) e Lucas Aprigio (18 pontos, 04 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas), pelo time carioca; Felipe Matias (16 pontos, 09 rebotes, 02 assistências, 03 bolas recuperadas e 01 bloqueio) e Gabriel Soldi (15 pontos, 10 rebotes, 01 assistência, 01 bola recuperada e 05 bloqueios), em favor da agremiação mineira.

Complementando a jornada, o EC Pinheiros (SP) suplantou ao Sport Recife (PE), por 88 a 49 (52 a 23 no primeiro tempo). Os principais pontuadores foram Matheus Silva (15 pontos, 04 rebotes, 08 assistências e 03 bolas recuperadas) e Jonas Buffat (12 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), pelo time paulista; Daniel Fonte (17 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 01 bola recuperada) e João Melo (09 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor do representante pernambucano.

Os confrontos semifinais, que serão realizados nesta sexta-feira (19 de outubro), ficaram assim: EC Pinheiros x CR Vasco da Gama (12h) e CR Flamengo x Minas Tênis Clube (20h). Já a disputa do 5º ao 8º lugares reúne estas equipes: Sociedade Thalia x Clube Esperia (16h) e Praia Clube x Sport Recife (18h).

Pela definição do 9º ao 14º lugares os resultados desta quinta-feira (18 de outubro) foram estes: Clube Náutico Capibaribe (PE) 55 x 40 Coopevi Asbavi/Sicoob Credisul (RO), Grêmio Náutico União (RS) 44 x 64 Olympico Club (MG) e Tijuca Tênis Clube (RJ) 78 x 47 AEGB Basquetebol (GO). A disputa prossegue nesta sexta-feira (19 de outubro), com estas partidas: Coopevi Asbavi/Sicoob Credisul x Grêmio Náutico União (08h), AEG Basquetebol x Clube Náutico Capibaribe (10h) e Tijuca Tênis Clube (RJ) x Olympico Club (14h).



Fonte: CBB