Conheça como funciona o Centro de Inteligência e Análise do Vasco
Domingo, 26/08/2018 - 04:34
Voce conhece o CIA Vasco? Nós, do Análise Vasco fomos convidados a conhecer como funciona um dos setores mais importantes do futebol vascaíno. A sigla significa Centro de Inteligência e Análise e o setor tem algumas subdivisões: Mercado (4 pessoas), Captação (9 pessoas), Análise Profissional (6 pessoas) e Análise das Categorias de Base (11 pessoas), totalizando 30 funcionários à disposição do departamento.

Implantada no Vasco desde 2015, o CIA atua desde a categoria sub-11 até os profissionais. Analisa não somente campeonatos que o clube participa, mas todas as competições que a equipe julga ser promissora, como por exemplo a Taça das Favelas.

SOTWARES

Atualmente, o CIA utiliza basicamente dois programas para edição de vídeos. O SportCode e o LongoMatch. O primeiro é talvez o editor mais utilizado em grandes clubes no esporte mundial (não somente futebol), e é usado no Vasco na categoria profissional. É um produto considerado muito caro, mas o clube possui uma licença vitalícia. Já o LongoMatch, é extremamente eficiente e gratuito. No Vasco, é usado para atender as categorias de base.

Para analisar as partidas dos profissionais, os analistas até consultam programas de estatísticas e análise como Instat e Wyscout, mas a CIA não os utiliza como "informação final". O departamento desenvolve indicadores, que são alimentados por esses números, a fim de gerar uma informação mais contundente e realmente relevante para tomada de decisão.

BASE/CAPTAÇÃO

O trabalho de análise nas categorias de base não busca apenas resultado. Pelo contrário, foca principalmente no descobrimento e captação de jovens talentos, além de visar a evolução técnica e tática dos seus atletas.

A captação acontece através de olheiros fixos no Rio de Janeiro e também dos que se deslocam por todas as regiões brasileiras (além do mapeamento mundial, feito através de uma extensa base de dados e vídeos). O CIA analisa e busca jóias no futebol e no futsal até o Sub-20.

Após detectar esses possíveis talentos, o olheiro convida o atleta a participar de uma peneira (aberta e divulgada pelo clube). Esta fase pode durar até 3 dias, e sendo aprovado, ele é encaminhado ao programa "Elite", onde passará entre 15 e 20 dias recebendo informações, treinamentos e "incentivos" ao seu desenvolvimento técnico, tático e psicológico. Caso aprovado, o atleta é inserido na categoria de acordo com seu ano de nascimento para uma avaliação final da comissão técnica.

No que diz respeito a análise tática e de desempenho, o Vasco possui analistas em todas as categorias a partir do sub-11. O trabalho deles consiste, entre outras coisas, na filmagem dos jogos do Vasco, análise do adversário em vídeo e relatório destacando a forma de jogar e possíveis destaques individuais. Essas informações são passadas para a comissão que executa o planejamento para as partidas. Eles também fazem análises pós jogos, dando um feedback para a comissão e elenco sobre os detalhes das partidas e o desempenho individual e coletivo.

PROFISSIONAIS/MERCADO

Nos profissionais, o CIA trabalha desde análise de mercado para observação e contratação de jogadores de todas as partes do mundo e também abastecendo a comissão tecnica e elenco com muitas informações, além de atender algumas demandas pontuais dos mesmos.

Para a comissão, são enviados vídeos de análise do adversário, relatório sobre eles, jogos completos e compactos (tanto para comissão, quanto para os atletas). Também é repassado relatório individual dos atletas, a fim de contextualizar a equipe e os jogadores vascaínos de como jogam seus adversários que normalmente ocupam a mesma faixa de campo que ele.

Portanto, o Vasco possui detalhadas informações dos seus adversários e também as suas (desempenho, estatísticas, indicativos, evolução/involução etc), para que o planejamento e a elaboração das estratégias sejam feitas da melhor forma possível.

A visita foi extremamente proveitosa e engrandecedora do ponto de vista técnico. Aproveitamos o espaço para agradecer a todos os funcionários que nos receberam com muito carinho, em especial ao Coordenador do CIA, Pedro Monteiro, além de parabenizá-los pelo serviço prestado.

Fonte: NewsColina