CBF exalta o Vasco pelos seus 120 anos; confira
Terça-feira, 21/08/2018 - 23:28
Vasco da Gama completa 120 anos de glórias, lutas e muita história

Cruzmaltino faz aniversário nesta terça-feira (21) e CBF exalta linda história escrita ao longo dos últimos 120 anos

Todo clube tem uma história. As equipes brasileiras tem muito orgulho do passado. Nesta terça-feira (21), uma das maiores completa 120 anos de fundação: o Vasco da Gama. Poucas Instituições no mundo podem se honrar por terem um histórico tão bonito quanto o do Gigante da Colina. Por isso, "Glórias, lutas e vitórias. Esta é a minha história", é um trecho de música cantada pela torcida vascaína.

Como bons admiradores, pedimos licença aos "loucos da Saída 3", famosa localização do Estádio de São Januário, para falar ainda mais sobre a canção. O nome dela é "Camisas Negras" e seu objetivo é exaltar a luta contra o preconceito racial. Por aí passa a "Resposta Histórica", quando o Vasco, impedido de disputar uma competição por ter negros na equipe, resolveu lutar por seus atletas e, além de fomentar, começou a derrotar o racismo, o que é, sem dúvidas, o maior título da sua história. Todos somos gratos por isto.

Por falar em conquistas, não podemos deixar de citar o Estádio de São Januário. A querida "Colina Histórica" do Almirante foi financiada e construída pelos próprios torcedores vascaínos e suas históricas e tradicionais características seguem preservadas. Há mais de 90 anos o vascaíno pode dizer: - Eu tenho casa. Eu mesmo a fiz!

Dentro das quatro linhas, são quatro Campeonatos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000), uma Libertadores, no histórico ano do centenário vascaíno (1998), uma Mercosul, com a história virada sobre o Palmeiras (2000) e o Sul-Americano, conquistado de forma invicta (1948) entre os maiores títulos. Todas estas campanhas marcaram o futebol e são sempre lembradas com destaque.

Defender e ostentar a Cruz de Malta significa exaltar o nome de um dos mais desbravados navegadores que os oceanos já viram e honrar duas pátrias: Brasil e Portugal, reforçando sempre este traço de união. Ser Vasco é enobrecer os já citados "Camisas Negras" e ser sempre a favor da igualdade entre todas as raças e classes sociais. Ser Vasco é acreditar que o impossível só existe no dicionário e virar as batalhas onde tudo já parecia perdido. Para o cruzmaltino, o Gigante da Colina pode estar combalido, mas nunca se dará por vencido. A CBF parabeniza clube e reforça: nunca faltarão motivos para comemorar! Feliz aniversário, Vascão!



Fonte: CBF