Campello diz que está próximo de obter terreno para CT do Vasco
Sábado, 04/08/2018 - 11:18
A noite desta sexta-feira (3) não serviu apenas para o Vasco apresentar os reforços Leandro Castan e Vinícius Araújo. O presidente do clube, Alexandre Campello, revelou também que os trâmites burocráticos com a prefeitura do Rio de Janeiro estão caminhando para que o Cruzmaltino obtenha um terreno para a construção de seu centro de treinamento.

Segundo o dirigente, além do CT, as conversas com o prefeito Marcelo Crivella são também para obras de melhorias no entorno de São Januário.

"Estamos aguardando ansiosos que isso aconteça. Estivemos com o prefeito Crivella, que se mostrou bastante sensível às ambições do Vasco. O assunto está sendo tratado dentro das diversas secretarias. Acho que está bem próximo de uma conclusão dessa negociação com uma cessão de terreno, trabalhando depois no aterramento e, futuramente, na construção do CT. A coisa está caminhando muito bem. Paralelamente estamos em contato com a prefeitura no sentido de se fazer um entorno de São Januário, o que favoreceria no fluxo nos jogos", declarou.

Mês passado, Campello, Crivella e o vereador Alexandre Isquierdo (DEM-RJ) se reuniram na prefeitura. Na ocasião, o presidente vascaíno apresentou o projeto. Semanas depois, o prefeito assinou e protocolou o pedido.

O terreno em questão fica em Vargem Grande e é o mesmo que a Prefeitura já havia cedido ao clube e ao Botafogo na gestão Eduardo Paes, em 2013, por 50 anos (renováveis por mais 50), com a condição de que o CT ficasse pronto para a Rio 2016.

O projeto foi se arrastando sem dar início até que no ano da Olimpíada, após análise do local pela diretoria vascaína presidida por Eurico Miranda, concluiu-se que a região era pantanosa e que seria necessária uma obra de aterramento. Sem verba para tal, o clube desistiu do terreno e a Prefeitura cancelou a cessão.

Agora, com a gestão Alexandre Campello, o Cruzmaltino quer novamente o local, mas solicitou que a Prefeitura financie o aterramento.

O fato do prefeito ter protocolado o pedido foi visto como um primeiro grande passo para a concretização do sonho.

Caso seja realmente cedido, o Vasco ficará com um terreno maior do que teria em 2013, já que o Botafogo abriu mão do espaço e o Cruzmaltino ficará também com a parte que anteriormente seria do rival. A ideia é integrar a equipe profissional com o sub-20 e o sub-17.

Obras no entorno de São Januário

Outro projeto apresentado à prefeitura e que está em fase de estudo é o de obras de revitalização do entorno de São Januário. Ele foi encaminhado por torcedores que fazem parte do "Movimento Voluntário pela Revitalização do entorno de São Januário". No encontro entre as partes mês passado, José Fernando Santiago, um dos representantes do movimento, esteve presente.

Ele tem como base o antigo projeto criado para que São Januário fosse a sede do rúgbi na Rio 2016, em acordo pré-firmado em carta de intenções com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2010. O clube e seu entorno receberiam um investimento na casa dos R$ 100 milhões para melhorias de acesso e de instalações.

Por não ter cumprido os pré-requisitos, o Vasco perdeu tal direito dois anos depois, ainda na gestão Roberto Dinamite.

Em 2014, o entorno do estádio teve uma nova possibilidade de se modernizar, quando o então prefeito Eduardo Paes incluiu a região no projeto "Morar Carioca". O local receberia um investimento na ordem de R$ 31 milhões para obras de acessibilidade, habitação, regularização fundiária, saneamento, iluminação, lazer, entre outros, mas a questão novamente não teve andamento.

Após a reunião, a prefeitura de Marcelo Crivella já tem em mãos o projeto que, entre outras questões, sugere uma ligação direta entre a Avenida Brasil – uma das principais rodovias da cidade – com a rua General Almério de Moura, a do acesso principal a São Januário.

Também estão previstas a construção da "estação São Januário" do BRT (corredor expresso de ônibus) na Avenida Brasil, além da criação de praças de conveniência e lazer para torcedores e moradores da região.

Treinos em CT alugado que pertence ao pai de Evander

Enquanto o Vasco não define a aquisição de um centro de treinamento próprio, o clube tem realizado desde o início da temporada suas atividades no CT das Vargens, que pertence ao empresário Evandro Ferreira, pai do meia Evander e agente do atacante Vagner Love. Um contrato de aluguel de três anos foi firmado entre as partes e o Cruzmaltino tem feito algumas obras de melhoria.



Fonte: UOL