Confira curiosidades que aproximam Vasco e LDU, adversários desta 4ª-feira
Quarta-feira, 25/07/2018 - 14:38
Vasco e LDU têm mais em comum do que os 6.671 quilômetros entre Rio de Janeiro e Quito podem fazer supor. Os clubes, que se enfrentam nesta quarta-feira, no Equador, pela segunda fase da Copa Sul-Americana, compartilham ideias, histórias e até mesmo negociações em comum.

Abaixo, o GloboEsporte.com separou algumas das curiosidades que unem Vasco e LDU:

Foco na educação

O Colégio Vasco da Gama é um dos grandes motivos de orgulho do clube. Fundado em 2003, é destinado a atletas da base em todos os esportes e teve em suas salas nomes que se tornaram famosos, como Phillippe Coutinho, Alan Kardec e Alan Teixeira. Recentemente, o clube assinou uma parceria com o grupo GPI, que irá investir R$ 4,5 milhões na estrutura e assumirá a gestão.



A LDU seguiu o mesmo caminho. Desde 1996, fundou o Colégio de Liga. Assim como no Vasco, oferece turmas desde a educação primária até o ensino médio. A diferença é que, enquanto o clube brasileiro é voltado para seus atletas, na LDU o estabelecimento é comercial e aberto aos cidadãos.



Libertadores

Vasco e LDU têm motivos para simpatizar um com outro. Explica-se: ambos foram campeões da Libertadores em cima de rivais de seu adversário. Em 1998, o Cruz-Maltino derrotou o Barcelona de Guayaquil na final. Em 2008, foi a vez de a Liga superar o Fluminense em pleno Maracanã.



No Rio, apenas Vasco e Flamengo ganharam a Libertadores. No Equador, a LDU tem ainda mais exclusividade: é a única equipe que conquistou o torneio. O Barcelona, por exemplo, foi vice-campeão duas vezes, em 1990 e 1998.



Fator Barcos

Em 2018, os dois clubes se aproximaram, mas sem final feliz. O Vasco teve tudo acertado com Barcos para contratá-lo para o ataque, mas a negociação não evoluiu. A LDU passou a fazer exigências financeiras e travou a conversa - havia a promessa de liberar o atacante em caso de proposta. O argentino acabou contratado pelo Cruzeiro.



Estádio próprio

Até 1997, a LDU jogava no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito. Tudo mudou com o presidente Rodrigo Paz, que incentivou a construção de um campo próprio para a Liga.

Assim, foi construído o estádio Casa Blanca, que acabou renomeado tempos depois em homenagem ao dirigente. Foi na nova "cancha" que o clube conquistou os títulos da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana em 2009.



No Vasco, São Januário é um dos maiores motivos de orgulho dos torcedores. Construído em 1927, foi em sua época o maior estádio do Brasil e teve importância além do futebol na sociedade carioca da época.



Fonte: GloboEsporte.com