Em nota, grupo Vascaínas contra o Assédio critica parceria do Sócio Gigante com a cadeia de restaurantes Hooters
Domingo, 15/07/2018 - 22:24
Vascaínas contra o assédio

⚠ NOTA OFICIAL SOBRE A PARCERIA DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA COM A REDE DE RESTAURANTES HOOTERS ⚠

Durante a semana, os sócios torcedores do Vasco receberam um e-mail sobre a mais nova parceria do clube com o restaurante Hooters: desconto de 15% nos dias de jogo do Vasco e 10% em qualquer outro dia.

Ok, qual o problema da parceria?

O restaurante Hooters é um restaurante americano mundialmente conhecido pelas belas funcionárias e suas roupas. As "garotas Hooters" são apresentadas no site internacional do restaurante como atração e produto do local.

Vamos na raiz do problema:

O assédio faz parte de uma cultura machista. Ele tá enraizado na sociedade de uma forma naturalizada. A luta diária de cada mulher não é individual, é contra um sistema que nos diminui na sociedade. Essa cultura não é exclusiva de um país, é uma cultura mundial. Um local que sexualiza as funcionárias, as tratam como produto e forma de marketing para clientes (em sua maioria, homens), jamais terá nosso apoio. Ali, as mulheres são assediadas diariamente. É como se elas fizessem parte do cardápio. Financiar isso ou se calar É SER CONIVENTE AO ASSÉDIO QUE AS FUNCIONÁRIAS SOFREM!

Vivemos em uma sociedade que, muitas das vezes, obriga as mulheres a trabalharem nessas condições. No Hooters, as garçonetes ficam 3 meses em treinamento e devem seguir algumas regras. Regras essas que invadem sua liberdade e seu corpo.

Quais são esses treinamentos e regras? Pontuaremos exemplos:

1) estar ciente que não pode engordar; não sair do peso que estava quando entrou;

2) vestir o uniforme (short curto e top/blusa colada);

3) tratar os clientes com intimidade. Perguntar sobre a vida deles, lembrar o nome e passar um tempo na mesa com eles;

4) não podem mudar de humor. O tempo todo sorridentes e entusiasmadas.

Empoderamento é sobre liberdade e liberdade É PODER DIZER NÃO! Liberdade é escolher aonde trabalhar, aonde ir, como se vestir. É escolha! Liberdade não é dizer "sim" pra qualquer questão. Não é dizer "sim" por falta de oportunidade. As garçonetes não escolheram estar ali por gosto, é necessidade. E estamos cansadas de não poder escolher se devemos mostrar nossos corpos ou não. SOFRER ASSÉDIO NÃO É ESCOLHA!

O assédio é algo que DEVE ser evitado. Não trataremos a violência como algo normal, pois não é. Não nos calaremos. Não ensinem mulheres a naturalizar o assédio. Não ensinem as mulheres a não serem assediadas, ensinem homens a não assediar.

O movimento Vascaínas Contra o Assédio, enquanto um movimento independente, REPUDIA TOTALMENTE o uso do corpo das funcionárias de tal forma e deixa claro a insatisfação da parceria do Vasco com o restaurante. Não estamos de acordo com a posição do Club de Regatas Vasco da Gama, principalmente pela história que o mesmo carrega e o impacto que fez não somente no futebol, mas também na sociedade.

- Dados sobre o restaurante:

• 90% das mulheres relataram que sofreram assédio (muitas não denunciam/relatam por medo).

• 75% dos clientes são homens.

- Estudos e fatos sobre o restaurante:

"Elas também relataram ter sido agarradas, terem fotos tiradas sem consentimento e pedidos inapropriados. Em um dos relatos, uma garçonete relatou ter sido perseguida por um cliente quando estava indo para casa."

"As garotas são ensinadas a se livrar desses clientes, diz a empresa. "Para combater o assédio, que é complicado impedir que aconteça, há também uma parte no treinamento dedicada a isso, onde as Garotas Hooters aprendem a se desvencilhar de cantadas e gracinhas sem perder a clientela.""

"Como consequência, muitas mencionaram sentimentos e reações negativas em relação aos próprios corpos, inclusive depressão."

"Segundo a pesquisa, "muitas mencionaram o estresse combinado da objetificação sexual e da expectativa pela performance no trabalho são fontes de ansiedade"."

Fonte: https://exame.abril.com.br/…/o-impacto-de-redes-como-hoote…/

A partir dos dados comprovados, o movimento Vascaínas Contra o Assédio se solidariza às mulheres trabalhadoras da rede de restaurante Hooters que são constantemente alvo de assédio, além de reforçar a insatisfação e o NÃO a essa parceria.

NOSSA LUTA É UMA SÓ.



Fonte: Facebook Vascaínas contra o Assédio