Evolução física leva Philippe Coutinho ao protagonismo na Seleção Brasileira
Quinta-feira, 24/05/2018 - 14:37
A última vez que Philippe Coutinho havia pisado na Granja Comary para se preparar para um Mundial havia sido em 2011. Na ausência de Neymar, era talvez o grande nome da seleção sub-20 que mais tarde seria campeã. Demorou mais do que todos esperavam para assumir o protagonismo também na equipe principal, mas, sete anos depois e com 4kg a menos, é uma das grandes apostas de Tite na Copa do Mundo da Rússia.

O brilho tardio no futebol europeu é reflexo da dificuldade que o atleta enfrentou para encontrar a forma ideal. A culpa disso em parte cai sobre a precocidade com que foi negociado para a Internazionale e promovido aos profissionais do Vasco. Vendido aos 16 anos, aos 17 estreava no time principal, mesmo sem condições físicas para isso. Tinha 64kg em 2009, mas a pressa para aproveitá-lo em São Januário antes que fosse embora falou mais alto e ele foi submetido a um programa de crescimento.

Dois anos depois, já defendia o clube de Milão e encontrava na equipe sub-20 que treinava na Granja Comary alguns companheiros na seleção atual, casos de Casemiro e Danilo. Os números na balança apontavam 72Kg, distribuídos em 1,71m. Nas fotos da época, o perfil pouco atlético não chamava tanto a atenção, mas comparadas às imagens atuais, ele salta aos olhos.

Somente no Liverpool, para onde se transferiu em janeiro de 2013, que o garoto do Rocha, Zona Norte do Rio, conseguiu encontrar o equilíbrio. Ainda assim, com alguma resistência, e aí a responsabilidade pela demora para explodir é dele. Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, revelou que o meia era um pouco avesso aos exercícios:

— Estive no Liverpool, conversei com o preparador físico de lá. Ele me disse que o Coutinho fugia um pouco, não gostava de academia, mas estavam em processo de fazê-lo entender a necessidade. Ele prontamente aceitou. Tanto que viu que era preciso levar um profissional para trabalhar com ele em Barcelona.

Foram 4kg perdidos desde 2011, com ganho de massa magra. Coutinho está mais seco do que nunca, o que deixa a seleção brasileira confiante de que poderá suprir a carência de Neymar, ainda em processo de recuperação da fratura no pé direito. No amistoso contra a Croácia, dia 3, ele deverá ser titular na função do camisa 10. Para o preparador físico da seleção, chegou a sua hora

— Eu me lembro do primeiro treino com ele, quando o Dunga era treinador, ele fazia coisas que não imaginava que pudessem ser feitas — lembrou Mahseredjian: — Tinha três em cima dele e saía com a bola limpa. Eu vejo o Coutinho em evolução no aspecto físico. Creio que vá chegar fisicamente muito melhor do que há dois anos.

DOUGLAS COSTA MACHUCADO

Ontem, ele ficou na academia da Granja Comary realizando exercícios físicos ao lado de Thiago Silva, Marquinhos, Miranda, Paulinho e Willian. Outro grupo de jogadores foi a campo — incluindo Neymar. Debaixo de forte neblina, realizaram atividades físicas. Gabriel Jesus chegou a cair durante um dos movimentos, mas não foi nada grave.

Quem desfalcou a atividade foi Douglas Costa. O meia-atacante se apresentou reclamando de dores musculares. Ao ser examinado, ficou detectado uma leve lesão na parte posterior da coxa esquerda. Com o problema, virou dúvida para a partida contra a Croácia. Atualmente, somente ele e Fagner estão entregues ao departamento médico da seleção.



Fonte: O Globo Online