Estreia oficial do Vasco no futebol completa 102 anos
Quinta-feira, 03/05/2018 - 05:32
Nesta quinta-feira, 3 de maio de 2018, completam-se 102 anos do primeiro jogo oficial de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama.

A partida histórica, válida pela primeira rodada do turno da 3ª divisão do Campeonato Carioca de 1916 da LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres), foi contra o Paladino F.C. (já extinto) e terminou com a derrota do Vasco por 10 a 1. Foi a goleada mais elástica sofrida pelo futebol vascaíno em todos os tempos.

O autor do primeiro gol oficial da história do Vasco foi Adão Antônio Brandão (foto), cuja atuação não se resumia ao futebol. Adão disputou e venceu provas de várias modalidades pelo Vasco. O tento foi marcado quando o Paladino já vencia o jogo por 8 a 0.

O Vasco formou em sua primeira partida oficial com Azevedo, Augusto e Sampaio; Barreto, Vitorino e Alemão; Adão, Oscar, Moraes, Oliveira e Oliveira II. O jogo foi disputado no campo do Botafogo, em General Severiano (onde o Vasco mandou seus compromissos naquele certame), e iniciado às 15 horas e 30 minutos. O árbitro foi Carlos Alberto Coelho. Na preliminar de segundos quadros (uma espécie de aspirantes da época), o Vasco também perdeu, mas só por 1 a 0.

Confira o relato do jogo histórico feito pelo jornalista José da Silva Rocha, o "Rochinha", que jogou pelos terceiros quadros do Vasco na década de 1920, presidiu o clube entre 1962 e 1963 e lançou, em 1975, o livro "Club de Regatas Vasco da Gama Histórico 1898-1923":

"A estréia a 3 de maio, feriado nacional, não chegou a constituir um desastre. A derrota era de se esperar. As equipes improvisadas e treinadas incipientemente defrontaram conjuntos vitoriosos nas temporadas anteriores experimentados em jogos oficiais. Não há dúvidas de que os números desconcertaram muitos sócios e alguns não esconderam o desânimo que deles se apossara. Afinal o clube campeão de remo mostrava-se fracassado no football. Não teria sido uma aventura capaz de abalar o prestígio da comunidade entrar assim nesse campo de atividades contra adversários tão experimentados?"

Um fato curioso a respeito da goleada é que o autor do gol vascaíno, Adão Antônio Brandão, foi, após o jogo, agredido por atletas de outros esportes do clube, indignados com o mau resultado na estreia cruzmaltina nos gramados. A História, entretanto, fez justiça ao pioneiro Adão, que posteriormente recebeu numerosas homenagens até seu falecimento em 1978.

Após o revés inicial contra o Paladino, o Vasco ainda amargaria mais sete derrotas seguidas até conseguir sua primeira vitória, no dia 29 de outubro de 1916, contra o River (clube que encerrou suas atividades no futebol mas que ainda participa de competições de futsal), em General Severiano. Em 1917, beneficiado por uma reorganização da liga, disputou a 2ª divisão. Foi somente seis anos mais tarde, em 1923, que o Vasco teve a chance de disputar a série principal, da qual se sagrou campeão.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)


Em entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão relembrou 1º jogo e o 1º gol da história do Vasco, que completam 101 anos; ouça

Numa entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão, autor do primeiro gol do futebol do Vasco, no dia 3 de maio de 1916, portanto há exatamente 101 anos, relembrou o jogo (Vasco 1 x 10 Paladino) e o tento históricos. O áudio abaixo foi cedido pela família do atleta ao pesquisador vascaíno Mauro Prais. Adão faleceu em 1978. Para conhecer sua trajetória, clique aqui.

Ouça a entrevista de Adão Antônio Brandão clicando aqui.

Transcrição do áudio:

"Foi a 3 de maio de 1916. Campo do Botafogo. Adversário, Paladino Football Club. Isto é, na terceira divisão, já. Escore: 10 a 1. A minha posição, ponta-direita. E, note-se, não era para acontecer um revés tão grande. A verdade é que nosso adversário era melhor, mas não tanto a ponto de arrasar. Mas assim mesmo, ainda consegui salvar a honra do clube. Mas o pior estava reservado para depois, quando chegamos ao clube, na Praia de Santa Luzia. Lá estava Turma da Praia*. Foi um desastre. Não soubemos perder. Mimosearam-nos com laranjas, etc."

*A Turma da Praia era um grupo de sócios ligados ao remo, que não viam com bons olhos a adesão do Vasco ao futebol.

Fonte: NETVASCO (texto), Site Mauro Prais (áudio)